Como ir Romênia – Meio de Transporte

Como chegar na Romênia?

Avião

Trem

Ônibus


– Para conhecer os países vizinhos –

Bucareste – Sofia

Brasov – Chisinau

Chisinau – Bucareste

Avião

Com um pouco de pesquisa você facilmente encontrará uma passagem para Romênia partindo das principais capitais por cerca de US$ 700,00. Chegar na Romenia por Bucareste é a maneira mais fácil, a cidade possui dois aeroportos: Otopeni e Bãneasea. Ambos possuem conexão tanto para as principais cidades da Europa, como para outros destinos locais. A grande parte das companhias aéreas europeias que operam esse trecho fazem conexão em alguma outra cidade da Europa. O aeroporto de Bãneasea é mais usado pelas companhias aéreas low cost, como a Blue air, German Wings, Wizz Air e Ryanair. Uma boa opção para quem já se encontra na Europa.

Compramos nossa passagem Rio-Bucareste para outubro de 2015 pela Alitalia, com uma longa conexão em Roma – que nos permitiu visitar o Coliseu – por R$ 1500,00, ida e volta mais taxas. A empresa é mediana, mas enquanto temos disposição e juventude, o que importa é o preço da passagem. Como soubemos de relato de extravio de bagagem, levamos nossos pertences como bagagem de mão.

Veja as dicas de como comprar passagem aérea barata

Trem

A Romênia é integrada com o sistema ferroviário europeu e a estação central é chamada de Gara Nord ou North Train Station. Possui algumas conexões com os países da Europa Ocidental, com trechos diretos para Budapeste e dali para outros destinos. Não são as opções mais baratas para viajar além de serem bastante demoradas comparados aos outras opções de transporte.

Os horários dos trens podem variar, o site que nos mostrou maior precisão nas informações foi o rome2rio

meio de transporte Romenia

Ônibus

Os meios de transporte dessa categoria são uma mistura de vans, mini ônibus, e ônibus. Eles têm a vantagem de ser uma maneira mais econômica de se locomover, tendo mais opções de horários. Porém não existem muitas informações de antemão para quem quer se programar. Para checar horários e linhas sugerimos site.
Mas fique atento, com frequências os horários, rotas e pontos de partida e chegada podem mudar.


– Para conhecer os países vizinhos –

Além da Romênia incluímos Bulgária e Moldávia em nosso roteiro. Pela dificuldade de encontrar informações pela internet, planejar a viagem não foi nada fácil. Outro problema que encontramos é que não existe uma central de informações turísticas tanto no aeroporto, quanto na estação central de trens em Bucareste, o que dificultou ainda mais nossa chegada.

Bucareste – Sofia

Há a possibilidade de viajar de trem, porém não encontramos nenhum horário que encaixasse em nosso plano de viagem. Você pode pesquisar pelo site.

Para otimizar o tempo, procuramos uma opção de transporte noturno.  Encontramos pela internet (antes da nossa partida) uma linha de ônibus que faria esse trajeto à noite pelo site autogari, mas como não entramos em contato previamente a van não parou no local especificado pelo site. Como já disse antes, as informações sobre as paradas disponibilizada pelo site não são precisas.
Com isso perdemos nosso transporte para Sofia, e a solução que encontramos foi alugar um carro no dia seguinte e cruzar a fronteira. Como já planejávamos alugar um carro quando estivéssemos na Bulgária, acabamos antecipando a tarefa, nosso receio era ter dificuldade pela questão da documentação e a burocracia para cruzarmos a fronteira com um carro alugado.

meio de transporte sofia bucareste

  •  Alugando Carro

Optamos pela empresa local cars4rent.ro a qual recomendamos muito, menor valor que achamos e o procedimento simples para locação. O preço da diária foi 20 euros acrescidos de mais 10 euros cobrados pelo fato de cruzarmos a fronteira. Além das diárias foi exigida uma garantia de 300 euros em caso de acidente ou avaria. Não existia a opção de contratar seguro pois sairíamos do país, porém ao pagarmos o aluguel com Cartão de Crédito Visa Platinum garantimos um seguro contra danos causados por colisão com outro objeto, capotamento, roubo, vandalismo, fogo acidental e danos físicos causados por granizo, raios, inundação ou outras causas relacionadas ao clima. Como fizemos uma viagem tranquila, o depósito de 300 euros foi devolvido.
A empresa também forneceu a autorização obrigatória para cruzar a fronteira com o veículo. E no fim, cruzar a fronteira foi mais tranquilo que imaginávamos. Não tivemos qualquer problema com o carro, mas algumas considerações devem ser feitas antes de pegar a estrada: como a empresa de aluguel era local, estávamos sujeitos a ficar sem a devida assistência no pais vizinho, no caso de algum problema mecânico.

Os preços dos combustíveis são similares aos do Brasil (ao menos na data da viagem, outubro de 2015) e as estradas, com poucos buracos, são em sua maioria mal sinalizadas e com pista simples, à exceção das que estão próximas às grandes cidades que são duplicadas.

  • Localização e comunicação

Como não contratamos GPS, optamos por comprar um chip em Bucareste com planos de dados para nosso celular, o que não custou mais que 15 euros para 30 dias. Mas como a cobertura do chip era apenas para Romênia, ao entrarmos na Bulgária adquirimos outro chip por cerca de 10 euros na cidade de Ruse, a poucos quilômetros da fronteira. Desta forma ficamos conectados durante toda viagem, com recursos de localização e tradutor para o idioma local. Ambos chips foram comprados em shoppings de forma fácil e tranquila, os próprios vendedores configuram o aparelho. Existem várias opções como o Vodafone, sugerimos fazer uma pesquisa de loja em loja perguntando as opções. A comunicação foi tranquila e não encontramos problemas com o inglês.

Brasov – Chisinau

Não existe trens diretos de Brasov para Chisinau. Nossa opção foi viajar de ônibus, nos informamos a respeito do ônibus pelo site autogari.ro, mas não contentes fomos um dia antes à rodoviária local verificar a existência daquela empresa de ônibus. Por sorte, chegando lá descobrimos que o ônibus partia de outro terminal, o que nos levaria a perder a viagem no dia seguinte.
É importante lembrar a todos que as rodoviárias por lá são muito desorganizadas, sem qualquer centro de informação turística. Também não foi possível comprar os tickets antecipadamente, o motorista nos informou que deveríamos comparecer à estação meia hora antes do horário de partida para garantirmos nossos assentos.
O ônibus para na fronteira para checar a documentação dos passageiros. Fique esperto para não ficar para trás, poucas pessoas falam inglês e ouvimos relatos de um casal de viajantes que foi deixado para trás pelo ônibus, que ao verificar a suas ausências retornaram para buscá-los. A passagem custou cerca de 70 lei (por volta de 16 euros) e a viagem durou umas oito horas e meia, partimos às 21:30, chegando por volta das 6 horas da manhã . (viagem realizada em outubro de 2015)

Chisinau – Bucareste

chisinau - bucaresteDe Bucareste para Chisinau e vice-versa existe a opção de trem overnight, a viagem dura cerca de 14 horas em uma cabine para quatro pessoas e uma cama e custa cerca de 140 lei (cerca de 32 euros), o dobro de uma passagem de ônibus. Por Bucareste você encontrará a maior parte das empresas de ônibus, operadoras desse trecho pela Autogara Filaret, com diversos horários. O trecho leva cerca de 9 horas e custa por volta de 70 lei.

Compramos a passagem de retorno para Bucareste na estação central de trens em Chisinau, ao lado da entrada principal. Recomendamos deixar para comprar sua passagem de volta em Chisinau mesmo, nos custou a metade do preço pago pela passagem na Romênia. Há várias opções de horários e veículos, fique atento ao pegar o ônibus pois existe a opção de minivans. O ônibus partiu da estação central de Chisinau (local diferente de onde compramos as passagens). Saímos às 23 horas, chegando por volta das 7 horas em Buchareste (viagem realizada em outubro de 2015). A grata surpresa da viagem foi o conforto do transporte, com uma TV para cada assento passei a viagem toda assistindo filmes.

Planejar seu deslocamento durante a viagem é um dos pontos fundamentais para garantir uma viagem descomplicada, e manter-se dentro do orçamento. E a dica mais valiosa é que, independente do seu destino a melhor ferramenta que voce têm é a informação, portanto os serviços de internet foram fundamentais para nossa comodidade durante nosso percurso, tanto nos auxiliando com os mapas e direções (atraves do waze e google maps) assim como informações sobre as cidades que estavamos, pontos turisticos, restaurantes etc.

meio de tranporte romenia

Deixe uma resposta