Como planejar seu Período Sabático?

perido-sabatico-1

Para muitas pessoas o desejo de viajar e de viver uma experiência de vida não termina quando retornam de suas férias. E sim, o “chamado do mundo” vem aumentando…  Então, por que não viver um período sabático?

A licença sabática ou período sabático é relativo a uma interrupção temporária de determinada função ou atividade regular para então ganhar o tão sonhado mundo.

Os “sabatistas” de hoje estão procurando uma alternativa de vida que lhes faça sentindo e traga respostas para questões particulares. Esse tempo de descoberta não é encarado como férias prolongadas e sim como uma jornada de grande trabalho, esforço e desafios, em busca de um novo talento, de autoconhecimento, de um propósito de vida e de uma maior conexão com o mundo.

Engana-se quem pensa que o ano sabático é apenas para pessoas infelizes e perdidas, bem pelo contrário, precisa-se de bastante força pessoal para encarar o desafio do desconhecido e/ou do autoconhecimento. Muitas pessoas que conheço largaram carreias bem-sucedidas em busca de uma maior capacitação profissional, ou para investir em um talento não reconhecido pelo meio executivo, ou de um tempo a mais para focar nas suas verdadeiras paixões. Vale destacar ainda que o ano sabático também serve para auxiliar aqueles que ainda não chegaram lá (não estão satisfeitos com o rumo de suas vidas) ou aos que estão passando por uma perda emocional. A licença sabática ajuda-nos a encontrar um novo sentindo à vida.

A questão é: todos os que buscam o ano sabático como um caminho para suas vidas precisaram de planejamento para aproveitar ao máximo esse período tão especial!

Planejar esse período sabático antes de terminar uma faculdade é mais fácil, pois existem inúmeras opções de trabalho, cursos, convênios de graduação para os universitários. Para os que já iniciaram uma carreira, o projeto fica um pouco mais complicado, há muitas coisas para se abrir mão. Além disso, o nosso espírito aventureiro tende a diminuir com a idade.

É possível viver um período sabático depois dos 30? Sim!!!! Mas desta vez você vai precisar de um pouco mais de planejamento!!

roteiro-para-planejar-seu-periodo-sabatico

Planejamento Parte I  – Autoconhecimento:

1 – O que lhe motiva a ter um período sabático?

É importante saber o porquê, nesse momento da sua vida, está buscando tirar esse tempo de folga da sua rotina, o que busca com essa experiência e o que vai fazer com seu tempo livre. Faça sua lista, um diário de bordo, isto o ajudará a obter suas respostas e a conhecer melhor a si mesmo.

 Material extraporque tirar uma ano sabático

2 – Alinhar expectativas com a realidade:

a-beginners-guide

A liberdade de ter todo o tempo do mundo assusta também. Leia artigos de pessoas que estão vivendo esse momento para ter uma visão melhor do que está por vir:

 ‘’A ficha de que você não vai voltar a trabalhar cai depois da terceira semana. Fica um misto de alegria sem fim por ter seu tempo todo livre para fazer o que quiser, mas ao mesmo tempo, um frio na barriga porque não vai ter salário no próximo mês, nem no próximo, nem no próximo…’’. Veja mais em feliz com a vida

Material extra:vantagens e desvantagens do ano sabático

Se após suas reflexões você segue motivado com a ideia de um período sabático é hora de iniciar a parte de planejamento prático.

Planejamento Parte II – Fazendo os planos:

 1 – Escolha a data de início e duração de seu período sabático:

Todo projeto tem de ter uma data de início e tempo pré-estabelecido (mesmo que essas datas possam ser modificadas inúmeras vezes) para embasar seu planejamento.

2- Escolha seus destinos:

periodo sabatico ano

Tem ideia do lugar para qual deseja ir? Difícil, né?! O mundo é o limite. Há aqueles que optarão morar no interior do Brasil; outros, conhecer o continente. Há ainda os que buscarão percorrer demais continentes ou até mesmo a volta completa ao mundo.

É claro que seus planos podem mudar, mas ter uma ideia inicial é importante para definir seu orçamento de viagem.

Veja o site https://nomadlist.com/ o qual passa os valores e ranque das cidades cujos critérios perpassam custo de vida, qualidade do ar, velocidade da internet, praia ou montanha etc.

3 – Estimativa de valores:

Quanto custa um ano sabático? Essa foi uma questão que me instigou por um longo tempo!! Pesquisando sobre o assunto eu entendi que a resposta é relativa e bastante relacionada aos destinos nos quais pretende viver sua experiência, e qual seu perfil de viajante. A verdade é: tirar um ano sabático custa bem menos do que uma viagem de férias (gastos médios por dias).

ano sabatico

Algumas pessoas viajam o mundo com custo quase zero, mas nem todos nós conseguimos tal grau de arrojamento. Desse modo, para ter ideia do quanto precisará desembolsar para viver esse período sabático, levante quais os possíveis gastos que terá (de acordo com seu perfil e destino desejado).

No site Mochilão Trips, a Carol conta-nos que passou cerca de um ano entre Europa e  Ásia com cerca de 30 mil reais  – incluindo as passagens!

Outros exemplos de custos no Exame – Quanto custa tirar um ano sabático

3. 1 – Passagens

Passagem volta ao mundo: Para quem deseja percorrer o mundo, algumas companhias disponibilizam pacote que possibilita fazer tal viagem com certa flexibilidade.

Veja mais em http:passagem de volta ao mundo

Se seu desejo é permanecer em uma região, providencie apenas a passagem até lá. Para as redondezas conte com as cia low cost, e trechos terrestres.

3.2 – Gastos Diários

Estimados pelos viajantes mochileiros:

Baratos: (Ásia,  América Latina, leste da Europa). Os gastos ficam entre U$20-25 por dia

Caros: (Europa, Estados Unidos, Austrália).  Gastos entre U$35-U$45 por dia

Muito caros: (Países nórdicos). Gastos acima de U$45 por dia

3. 4 – Cursos (se estiver em seu objetivo)

Caso está em seus planos aprender uma nova língua, fazer um curso de mergulho, fotografia etc.

3. 5 – Atividades extras

Se no seu trajeto procura algumas atividades especificas, como escalar,  mergulhar, pular de paraquedas, etc., calcule um valor adicional ao seu montante.

ano sabatico

3. 6 – Vistos

Se necessário, existem custas.

3. 7 – Seguro de Viagem

Essencial, pesquise não só o mais barato, mas o que melhor vai atender suas necessidades. É importante ter a segurança para quem está há quilômetros dos cuidados de seus familiares

Veja Mais: seguro de viagem

3. 8 – Dinheiro reserva para a volta

Considere uns 4 meses de custos de vida para a cidade que deseja retornar até conseguir um novo trabalho (se necessário)

3. 9 – Margem de segurança

Somado todos esses valores adicione de 20 a 30 % de reserva para sua segurança.

Veja mais no blog: Projeto vira volta

Mais em: Clandestinos

Com certeza até aqui você já descobriu que viajar pelo mundo custa muito menos do que manter sua vida atual, mas talvez ainda não tenha atingindo as economias necessárias para sua viagem, ou não queria gastá-la toda. Portanto veja opções para render e ou economizar durante a viagem.

4 – Opções de trabalho durante o ano sabático:

4 . 1 –  Não pagar hospedagem em troca de algumas horas de trabalho semanal ou mesmo sendo cuidando de casas enquanto os residentes estão viajando.

ja pensou em nunca mais pagar hospedagem quando viaja

trabalho voluntario uma maneira de viajar quase grátis

4. 2 – Trabalhar durante a viagem: Pode ser tanto serviços gerais (bar, aupair) como específicos (professor de línguas, instrutor de ioga, dança, fotografo, etc.).

Veja mais em  como trabalhar viajando

Veja Alguns site que auxiliam na busca de trabalho:

  1. Seek e. Jora: Oportunidade em vários lugares do mundo.
  2. Eures: Quem busca trabalho na Europa, o site oferece mais de 1 milhão de vagas no continente.
  3. Babajob: Trabalhos na Índia.
  4. BrighterMonday: Oportunidade de trabalho em países africanos.

Conheça a Historia do Brasileiro que está viajando o mundo ha 10 anos

6 sites para encontrar trabalho

nomade-digital

4. 3-  Prestar serviço online para qualquer lugar do mundo: Aproveite seus contatos para oferecer algum tipo de serviço o qual pode desenvolver online. Cadastre-se em empresas online de freelancer ou desenvolva um negócio que possa render durante a viagem.

Empresas de freelancer para encontrar trabalho em qualquer empresa no Brasil e no mundo:

  1. remoteok
  2. elance
  3. upwork
  4. fiverr
  5. 99freelas

5 – Levantamento de Recursos:

Essa parte é que pode alongar o seu tempo de planejamento, caso não tenha todo o recurso disponível. Veja nossas dicas de como viajar mais.

Planejamento Parte III – Execução:

A essa altura você deverá ter sua viagem pré-traçada (com roteiro pré-definido) e ter levantado os recursos necessários (ou estruturado uma forma de consegui-lo).

1 .Comprar as passagens: Defina pela passagem volta ao mundo ou apenas um trajeto inicial até seu primeiro destino;

2. Documentos e Vistos: Fique atento para a regra de imigração para o país de destino, muitas exigem uma passagem de saída do país dentro do seu tempo de visto.

3. Vacinas e seguro de viagem: Essencial para um maior conforto durante a viagem.

Veja mais: seguro viagem

4. Organizar o que fica:

– Pode alugar seu imóvel mobiliado.

– Vender suas coisas ou mesmo guardar ou emprestar alguma delas para amigos e familiares.

– Alugar um lugar para armazenagem de suas coisas. Em São Paulo já tem o self storange com boxes de vários tamanhos e preços. Valores em média na capital paulista ficam em torne de R$ 150 por mês pela caixa de 1 m² e R$ 3.500 pela de 100 m².

Veja em empesas alugam espaços para guardar o que não cabe em casa

5. Arrumar a mala:

ano sabatico

Sua mala tem que ser muito pequena. Não se esqueça: roupas podem ser lavadas

Veja as dicas do Preciso viajar: O que levar na mala

6. Se planeje para o depois:

  • Se for largar um trabalho, tente seguir com um bom relacionamento na empresa para futuros contatos.
  • Durante o processo de planejamento e enquanto estiver no seu período sabático disponibilize algum tempo para pensar no depois, isso diminuirá suas frustações na volta ou tempo ocioso tentando identificar seus próximos passos.

Veja mais: O que acontece depois do ano sabático

Minha Experiência:

Eu tirei dois períodos sabáticos os quais fui viver em outros países, na época muito jovem, pouco me planejei para viver esse período, perdi muito dinheiro com passagens compradas, as quais alguns trechos não foram utilizados. Na segunda vez, fiz um intercâmbio de trabalho na Malásia e não me preparei para etapa seguinte, o pós-intercâmbio. Poderia ter iniciado outro intercâmbio ou um mestrado no exterior, mas na época eu estava focada em viver intensamente aquela experiência no sudeste asiático e não me planejei para nada. Por fim,  fui morar no interior do Mato Grosso para trabalhar com meus pais, não apenas por escolha, mas também porque não tinha outra opção em mente.

Por isso aconselho, baseado nas minhas experiências, é bom ter um planejamento e tentar identificar os próximos passos, mesmo que eles mudem, pois, esse período sabático é de muita descoberta.

ano sabatico

4 thoughts on “Como planejar seu Período Sabático?

  1. Esse foi um dos posts mais explicadinhos que li sobre anos sabáticos. Eu já tomei a decisão de ir em Abril de 2018, mas tenho algumas dúvidas quantos as passagens. Quero fazer Europa e Ásia por enquanto, mas tenho dúvidas quanto a passagem. Minha ideia é começar por Portugal, mas tenho dúvida se devo comprar a passagem da volta!

    Abs

    1. Oi Gabi, fico muito feliz com seu comentário! A melhor forma é não comprar a passagem de volta, pois seus planos irão mudar bastante durante a viagem! Sugiro conversar com as pessoas que estão viajando para ver se eles tiveram algum problema com as imigrações por conta de não ter passagem de saída! se precisar eu te passo uns contatos de amigos, ou pode ver no grupo do face, dos mochileiros. Abraço e estou ansiosa para saber mais sobre seus planos!!

  2. Oi Fabi, super completo o artigo, parabéns pela dedicação e por recomendar nosso artigo. Um ano sabático pode ser realmente muito mais do que tentar fugir de uma vida infeliz, mudar de carreira ou aprender um idioma. No meu caso, virou minha vida de cabeça para baixo e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois me encontrei pessoal e profissionalmente.

    Valeu, grande abraço

    1. Guilherme, Parabéns por seu blog!! É nossas referências para nosso planejamento de viagem. O habitomundo tem a intenção não só criar conteúdo, como reunir em um artigo as melhores fontes sobre o assunto já publicados.

Deixe uma resposta