Como viajar mais?

viajar-mais-png

Nem todos nós podemos ou queremos largar tudo para viajar, porém gostaríamos de incluir certa frequência de viagens na nossa rotina. Mas como fazer isto?

O que você precisa para viajar mais? A resposta é simples…

viajar mais

Vontade:

Se você chegou até aqui, imagino que sua vontade está grande para descobrir maneiras de como você pode viajar mais. Para realizar este desejo, precisa-se de um pouco de determinação e boa vontade!!

A diferença entre você e o seu colega que está sempre entre uma viagem e outra é o quanto você está disposto a abrir mão da sua rotina atual e mudar seus hábitos para um estilo de vida ‘’mais viajante’’.

Tempo:

Você precisa de tempo para viajar e principalmente para planejar suas viagens. Este é um fator bastante complicado, pois muitas pessoas têm um trabalho que lhe permite 30 dias de férias por ano.

  • Trabalhar com carteira assinada (funcionário):

Esse esquema faz com que você normalmente tenha 30 dias de férias ao ano, muitas empresas não permitem que o funcionário divida esse período no ano, sendo que os 30 dias precisam ser tirados todos juntos. Se esse é o seu caso, terá de lidar com isso ou procurar um novo trabalho, mas se sua empresa permite que as férias sejam tiradas em partes, você pode utilizá-las da seguinte forma:

– Dividir as férias e programá-las junto de um feriado longo: isso aumenta os dias de sua sonhada viagem.

– Se sua empresa trabalha com banco de horas, as horas extras podem ser revertidas em folgas, e emendando em um feriado prolongado facilmente você terá uns 10 dias para fazer uma viagem.

  • Profissionais liberais:

Quem é dono do seu próprio negócio tem várias opções de como gerir sua empresa de outros lugares, com sistema de banco online e vários aplicativos que facilitam a comunicação mesmo estando distante do negócio. Se você presta algum tipo de serviço, pode agendar seus clientes de maneira com que trabalhe mais em alguns dias para ter folga em tantos outros.

Veja mais nesse artigo dos nômades digitais como algumas profissões podem contribuir para seu sonho de conhecer o mundo: Profissões para quem gosta de viajar

Dinheiro:

Não se engane, é preciso de dinheiro para viajar, mas a quantia de dinheiro necessário para cada pessoa pode variar de acordo com o estilo de viagem.

Veja dicas de como economizar na sua viagem, afinal de contas… o objeto deste artigo é lhe fornecer opções de como viajar mais sem arruiná-lo financeiramente.

De onde surge o dinheiro para viajar?

como viajar mais

Ao menos que você já tenha chegado lá, seja aposentado, milionário ou descendente de um, a maioria das pessoas precisa trabalhar e economizar para viajar.

Já ouviu o ditado, o importante não é o quanto você ganha, mas sim o quanto você gasta!!

Você terá de economizar no seu dia a dia para sobrar dinheiro para fazer suas viagens dos sonhos, (viagens… a lista de destinos para os apaixonados por viajar é sempre enorme). E esta tarefa não é fácil porque teremos de abrir mão de várias coisas e fazer um esforço e mudar de hábito para conquistar o nosso objetivo.

1 – Como economizar no seu dia a dia:

  • Controle seu dinheiro:

O primeiro passo é anotar suas receitas e seus gastos de forma sistematizada, pode ser por meio de aplicativos (que seja grátis) ou uma simples tabela de Excel. A forma anotada dos seus gastos lhe permite ter maior consciência de como você pode cortar algumas despesas.

Veja algumas dicas de planilhas para começar suas anotações,  ou conheça o nubank, o cartão que controla suas despesas.

  • Diminuir o consumo:

Precisamos viver com menos, nem só pelo objetivo de economizar, mas para ser mais responsável para com o mundo.

-Use por mais tempo: você realmente precisa de uma máquina de lavar roupa nova ou um computador? Será que é possível usá-los por mais um tempo?

– Conserte: uma bota de couro dura por anos, não é porque desgastou o solado que você vai jogar fora.

– Compre usado: se realmente precisa de um utensílio (como uma bicicleta), será que não dá para comprar usado.

– Você realmente precisa de um novo gadget (objeto ou aparelho “mais engenhoso do que útil”) lançado no mercado.  Viagens que custam menos que um Iphone 7

  • Empreste:

Vai viajar para o polo Norte ou qualquer outro país frio, você pode emprestar alguns casacos de amigos, em vez de comprar toda a vestimenta necessária para a viagem.

Empreste do vizinho a furadeira, pois caso resolva comprar uma, saiba que ela será usada no máximo 3 vezes no ano.

Existem até aplicativos que facilitam essas coisas!!

E se realmente tiver de comprar algo, faça orçamentos e procure os preços pela internet, websites como o www.zoom.com.br mostram a variação dos preços do produto nos últimos meses, lhe auxiliando na decisão para comprá-lo ou não.

2 – DIY – Faça você mesmo:

  • Cozinhar:

Simm!! Criar o hábito de comer em casa ajuda muito financeiramente, Já calculou o quanto se gasta para comer fora ou pedir comida delivery? É claro que lhe dará um pouco de trabalho, pois afinal o que você não faz por conta própria está pagando para alguém fazer.

Nem vem com a desculpa de que cozinhar para um ou dois é mais caro do que comer fora! Comer em casa pode ser até 3 x mais barato do que na rua, veja mais. Para fazer refeições econômicas em casa têm de usar ingredientes simples no dia a dia e cozinhar frequentemente para que os produtos não estraguem na geladeira. Para quem almoça no trabalho pode levar uma marmitinha. Um pouco de programação é essencial. Além disso,  você pode cozinhar as porções e colocar no congelador para a semana.

como viajar mais

  • Faxina:

Ter funcionária doméstica é um luxo dos brasileiros, o mesmo não acontece com casais jovens nos países da Europa.  Faça o máximo que puder dos seus serviços domésticos e se realmente for muito pesado para você pode pedir ajuda esporadicamente.

  • Cuidados com a beleza:

Você realmente precisa andar de unhas feitas toda a semana? Se sim porque seu trabalho exige ou porque você fica muito feliz com isso, será que consegue fazer em casa? Fiscalize os produtos que compram. Muitas das  paletas de sombras nunca serão usadas, cremes de todos os tipos que vencem sem nem chegar a metade, etc. Reavalie o que é fundamental para seu bem-estar.

3 – Opções criativas de lazer:

Seja criativo, procure fazer programas culturais gratuitos, piqueniques, festinhas em casa (é claro, cada convidado leva sua bebida!). Já parou para calcular o quanto se gasta em uma noitada, com os valores de bebidas e entradas para as festas??

4 – Serviços em excesso:

  • Assinaturas:

Revistas, clube da cerveja, TV a cabo, conta do celular (às vezes mais de uma). O que de tudo isso você está usufruindo? Veja quais serviços estão sendo pagos sem usar.

  • Mensalidades:

Fazer exercícios é fundamental, mas gastar com academias caras e personal trainer não é a única forma de praticar alguma atividade física. Veja o que funciona para você.

Estudar uma nova língua é essencial, mas hoje existe uma revolução no método de aprender, desde aplicativos gratuitos para os mais esforçados até cursos e aplicativos pagos onlines com ótimo custo-benefício. E mais, a vantagem de não precisar sair de casa ou  de estudar onde você estiver.

5 – Transporte:

Comprar um carro não é um investimento! É uma despesa e tanto. Já fez o cálculo de quanto perde ao ano com depreciação, seguros e taxas, despesas com estacionamento? Já pensou o quanto o dinheiro investido no automóvel renderia em uma aplicação financeira versus o que você gastaria com transporte compartilhado, como o Uber. Até alugar um carro caso precise fazer uma viagem? Eu tenho certeza de que esse valor pagaria suas férias de 30 dias. Caso não possa abrir mão de ter um carro, pode optar por um modelo popular, quanto maior o valor do automóvel mais cara as despesas com ele! Lembre-se quem busca status social pelo carro que possui, ficou parado no tempo.

Veja quanto custa anualmente manter um carro.

6 – Celebrações:

como viajar mais

Festa de formatura, chá bar, casamento, chá de fraldas… cada vez as pessoas investem mais em festas para comemorar ou celebrar início e final de ciclos. Isso é realmente importante para você ou você está fazendo essas festas porque todo mundo faz.

O dinheiro gasto em uma festa de casamento de algumas de minhas amigas dava para eu e meu marido viajar um ano inteiro!!

Agora, se você já faz o possível para diminuir seus gastos e mesmo assim não lhe sobra renda suficiente para aumentar suas economias, você terá de empreender para ganhar dinheiro: 

7 – Empreendendo:

  • Talento que pode ser transformado em produto ou serviços: Comida, artesanato, aulas particulares etc.

Ex.: uma amiga fazia cerca de 800 reais ao mês vendendo brownies na faculdade. A nutricionista pode fazer workshop sobre alimentação saudável, etc.

  • Trabalho de final de semana ou temporário: Você pode utilizar suas horas livres para fazer um ‘’bico’’, em eventos de finais de semana como recepcionista, baba, freelancer online, etc.

8 – Desapegue:

free

 

Outra forma de fazer uma caixa extra é se organizar melhor e vender o que não usa mais. Procure informar-se se tem grupos de facebook ou whatsapp na sua cidade, já os aplicativos como o olx e o enjoei expandem seus anúncios para várias pessoas que possam estar interessados nos seus itens.

Conheça nossa lojinha no enjoei: 

9 – Compartilhe:

Se tem espaço livre na sua casa: alugar um quarto é uma boa opção para uma renda extra, através do sistema como o Airbnb, você pode divulgar seu espaço, além de lhe permitir escolher a época que terá disponibilidade para alugar seu quarto ou apê inteiro, caso esteja viajando.

Caronas também podem ser compartilhadas, com um colega da empresa ou em uma viagem mais longa pelo aplicativo como o Bla Bla Car.

Como nós fazemos:

Vontade: A vontade por viajar é muito grande por isso aptamos nossa rotina para viajar mais.

Tempo: Meu esposo buscou um trabalho off shore, ou seja, ele passa alguns dias trabalhando no mar, o que lhe permite ter dias de folga em terra. Mas esse emprego, não foi conquistado do dia para a noite e nem caiu de mão beijada, ele investiu seu tempo e a sua profissionalização para conseguir essa oportunidade, visando sua paixão por viajar. Eu felizmente posso acompanhá-lo porque trabalho home office, e quando viajamos por um longo tempo, eu me organizo para adiantar meu trabalho, e/ou levo o computador para me auxiliar em algo que eu possa revolver na viagem.

Dinheiro:

O que fazemos:

  • Redução de consumo: Fiz uma promessa de não comprar roupas e acessórios por um ano. A meta foi atingida, não foi fácil, mas me deixou muito feliz e com certeza eu paguei uma viagem com essa economia. Também repensamos muito antes de comprar quaisquer coisas, desde acessório para nossa casa como novos eletrônicos.
  • Fazemos nossas refeições em casa e evitamos sair para comer fora. Buscamos alimentos saudáveis e simples para nossa alimentação do dia a dia.
  • Eu abri mão de vários hábitos como ir ao salão e outros tipos de tratamentos estéticos.
  • Moradia: moramos perto do trabalho do meu esposo, em uma casa bem pequena, como 50m2, o que nos permite fazer todas as tarefas domésticas e não ter gasto com transporte.
  • Trocamos a festa de casamento por uma viagem, onde tivemos nossa cerimônia para marcar a data da nossa união. Eu também troquei minha festa de formatura da faculdade por uma viagem.
  • Não temos intenção de comprar a casa própria tão cedo, mas investimos nossos recursos em outras aplicações.
  • Praticamos exercícios físicos no clube de funcionários por uma taxa menor do que academias, e cursos de línguas estudamos em casa com os aplicativos pagos, mas mais barato do que cursos de línguas convencionais.

De maneira geral, vivemos de maneira simples, mas não nos privamos de coisas que nos fazem felizes, como ter uma boa cafeteira, beber vinho frequentemente.

O que não funcionou:

  • Moramos no interior e temos um carro 🙁 .

como viajar mais

Com tantas opções citadas de como economizar ou gerar uma renda extra, eu tenho certeza de que algumas delas se encaixarão no seu estilo de vida. Além das economias extras para suas viagens, não deixe de guardar uma parte das suas rendas para o seu futuro, precisamos aproveitar o hoje o melhor possível, mas nunca esquecer de criar uma rotina sustentável que mantenha sua qualidade de vida para seu futuro.

Veja algumas maneiras de fazer o seu dinheiro de economias render mais:

Chegando até aqui, você concluirá que neste artigo não tem nenhuma grande novidade, ou segredo milagroso de como viajar mais. Sim, é isto mesmo, a resposta é simples, poupar e/ou encontrar uma forma de aumentar sua renda, esse é/são o(s) segredo(s) da grande maioria dos viajantes. Agora basta saber se o seu desejo por viajar é maior do que manter seu estilo de vida atual ou você está disposto a fazer algumas mudanças na sua vida e na sua rotina para realizar suas sonhadas viagens?

Deixe uma resposta