Como viajar pela África do Sul – Transporte

Já nas primeiras pesquisadas de como viajar pela África do Sul, decidimos por alugar um carro. Mas para quem tem mais tempo, ou está sozinho, existem as opções de viajar de ônibus e/ou trem, assim como fazer os trechos mais longos de avião. Detalhamos todas as opções neste artigo:

africa do sul como viajar
Parque Nacional do Kruger

Alugando um Carro:

Prós:

  • É uma das formas de viajar mais recomendadas para quem vai à África do Sul;

  • Em média, o país oferece boas estradas;

  • É provavelmente a opção mais barata (dependendo do número de viajantes, é claro);

  • Otimização e personalização da viagem;

  • Muito útil, dado o déficit do serviço de transporte público no país;

  • Opção de fazer os Safaris por conta própria. Ou seja, você pode dirigir dentro dos parques para ver a vida selvagem.

Contras:

– Algumas estradas podem estar mal conservadas (mas isso não nos assusta, pois estamos acostumados com as estradas do interior do Brasil);

– Mão inglesa. Recomenda-se alugar um carro automático. (Se bem que os relatos dizem que as pessoas facilmente se acostumam na “outra mão”).

– Necessita de PID, Permissão Internacional para Dirigir –é cobrado pela Polícia Rodoviária Local, caso você seja parado em alguma blitz. Mas as locadoras de carro requerem apenas a nossa CHN brasileira.

Método: 

É bom reservar o veículo com antecedência. Quanto mais próximo da data da viagem, menor a chance de conseguir boas ofertas. Aconselhamos alugar um carro com as opções de quilometragem ilimitada, câmbio automático (pra ajudar na adaptação com a mão inglesa) e serviços básicos de seguro. O tamanho do carro é um fator a ser analisado, pois dependendo do número de pessoas, você deve se atentar ao tamanho do porta malas.

Destacamos abaixo os sites os quais obtivemos preços mais competitivos de todos os pesquisados:

rentcars – Preços competitivos, cancelamento gratuito e não desconta do seu cartão o valor da reserva:

arguscarhire – Nossa opção. Melhor preço,  com as vantagens que procurávamos, cancelamento gratuito, porém fez a cobrança do valor no cartão de crédito.

aroundaboutcars – Ofertas competitivas.

tempestcarhire – Empresa local com ofertas competitivas.

Como foi:

Ter um carro foi formidável, pois a grande maioria dos nossos passeios dependia de deslocamento em grandes distâncias, mesmo na Cidade do Cabo. Por exemplo, visitamos praias afastadas que seriam bem chatas de fazer com transporte público e muito piores com tours privativos. Acredito que economizamos tempo e dinheiro alugando um carro, visto que dividimos os custos em um grupo de 4 pessoas.

O preço da gasolina custou entre 12.83 R e 14.13 R (dividíamos por 4 para chegar em Real), valor bem parecido com o do Brasil.

Não tivemos qualquer problema com a polícia, ou qualquer outro incidente na estrada durante a nossa viagem. Talvez por termos frequentado as estradas mais turísticas, nos sentimos seguros durante todo o percurso pelas África do Sul, com estradas bem conservadas e bem sinalizadas.

Conforme já havíamos lido, a adaptação com a mão inglesa foi super tranquila – lembrando que escolhemos o carro com câmbio automático pra facilitar as coisas. Rsrs.

Optamos por alugar um Hyundai i20 (Accent), já que era o mais barato com câmbio automático. Fizemos essa escolha para ambos os trechos da viagem, o 1º de Cidade do Cabo até Porto Elizabete e o 2º de Joanesburgo até o Kruger. Foi uma ótima escolha, carro bem econômico e confortável para dirigir. Na segunda parte ganhamos um upgrade gratuito dos modelos “hatchs” (sem bunda) para o Sedan, e isso nos ajudou a beça – principalmente pelo tamanho do porta malas, já que na primeira parte tínhamos nos abastecido com várias garrafas de vinho. Mas para dirigir nos safaris recomendamos fortemente alugar um carro mais alto, caso o preço caiba no seu orçamento, é claro! E não é por causa da qualidade das estradas, mas sim porque um carro alto te dá um campo de visão muito maior para avistar os bichos.

E por último, durante nossa estadia na Cidade do Cabo e Joanesburgo usamos perfeitamente o sistema do Uber para sair a noite, pois assim o motorista ficava mais a vontade para se divertir (lembremo-nos que a África do sul tem deliciosos vinhos, Rsrs).

africa do sul como viajar
Blyde River Canyon

Voos domésticos:

A África do Sul possui longas distâncias. Dependendo do seu tempo, recomendamos fazer alguns trechos de avião. Com certo planejamento, você não terá dificuldade em encontrar voos com preços medianos. Viajar para cidades maiores garante maiores ofertas nas passagens.

Compramos nosso trecho de Porto Elisabete para Joanesburgo por ZAR 826, o que dá em torno de R$210. Fiz a busca com 3 meses de antecedência usando o Google Flight, mas não me atentei para buscar nas demais empresas low cost locais, tais como:

www.flymango.com

www.flysafair.co.za

www.kulula.com

Ônibus:

Para turistas que viajam solo, viajar de ônibus é uma boa alternativa, pois estes oferecem uma variada rede de logística entre os destinos. As empresas mais recomendadas pelos guias de viagem por seus serviços são:

greyhound e translux .

A opção mais popular entre os mochileiros é o Baz Bus, que oferece bilhetes que lhe permitem descer entre rotas. Em algumas cidades ele busca no próprio hostel. Apesar de ser um pouco mais caro é uma alternativa confortável para os viajantes. Para mais informações acesse o site bazbus.

2002_baz_bus_map-scaled1000

Trem:

Existe uma rede de trens que conecta as principais cidades da África do Sul. Confortáveis, baratos e seguros, são uma atração à parte muito recomendada pelos viajantes. O trecho entre Cidade do Cabo e Joanesburgo  passa por cenários lindos. Chega a custar cerca de ZAR 700,00 (U$ 50,00), incluindo direito a uma cama. Vale lembrar que os trens são equipados com restaurantes e banheiro, porém as viagens longas duram cerca de um dia. Veja mais informações no site da empresa shosholozameyl, ou pelo site   o qual você tem acesso a outras linhas de trem. As descrições da viagem, horários e mais informações sobre os serviços no site seat61

Já as empresas abaixo oferecem tours viajando por trem:

jbtours

shongololo

Overland Tour:

São uma espécie de caminhões, que circulam pelas highlights do Continente Africano. Existem tanto as opções de estadia em pousadas, até alojamentos luxuosos como também econômicos em acampamentos. Esse tipo de viagem é bastante popular para as viajantes na África, é uma opção a ser considerada, sendo que existem roteiros bem interessantes, autênticos, e a facilidade de ter um tour organizado.

Veja mais no blog da fuigosteicontei

Empresas populares que fazem esse tour:

africanbudgetsafaris

nomadtours

 

Qual será sua opção de transporte para viajar pela linda África do Sul?

africa do sul como viajar
Bloukrans Bridge, Western Cape

 

Deixe uma resposta