Fernando de Noronha – o que esperar

O que esperar de Fernando de Noronha:

Fernando de Nornha
Praia do Bode

 

Sempre ouvi falar que este lugar era lindo, mas esses comentários não me convenciam, só chegando em Fernando de Noronha e vivenciando esse pequeno pedaço de Paraíso para entender do que se trata. Suas paisagens são comparável com as praias mais lindas do Sudeste Asiático, Caribe e Hawaii, eu considero merecido o título dado a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, de top 3 das praias mais lindas do nosso planeta –pelo Tripadvisor, escolha dos leitores.

Além de paisagens lindas, Fernando de Noronha tem uma rica vida animal: só de entrar com os joelhos na água e você já está rodeado por arraias, tartarugas, cardumes de peixes, e tubarões inofensivos. Em um mergulho à cerca de 20 metros da praia, fomos surpreendidos por um grupo de golfinhos, ou seja, é tanta riqueza e magia em um lugar só, que a beleza de Fernando de Noronha nos comoveu.

E não foram só as praias exuberantes de Fernando de Noronha com sua rica biodiversidade que nos surpreendeu, a ilha apresenta um bom sistema de conservação, muitas informações e fiscais espalhados pelo território, assim como a grande parte dos morados e turistas também apresentam um comportamento de  conservação ambiental. Devido as leis ambiental não é permitido construir grandes empreendimentos na ilha, desta forma a rusticidade e simplicidade predominam na ilha.

Existem poucas pousadas de luxo, que abusam nas suas tarifas, sendo que a maioria das opções é para orçamento médio (R$250,00 diária para um casal) e outras poucas mais em conta (abaixo de R$200,00 para um casal). Já os restaurantes existem para vários bolsos, sendo que um bom restaurante – e lá tem muitos – fica em torno do preço pago pelo mesmo tipo de serviço em uma grande capital brasileira.

Mas não se engane: Fernando de Noronha não é para todos! Àqueles que estão em buscam de comodidade, hotéis pé na areia e descanso, essa não é o seu destino. Para chegar em algumas praias é preciso fazer alguma caminhada, e definitivamente não é um lugar de ambulantes vendendo cervejinha e/ou petiscos na areia, pois poucas praias disponibilizam algum barzinho com cadeiras e guarda sol. Para àqueles que não sabem viver sem internet, saiba que o acesso é bem limitado, também não existe shopping ou galerias, e as lojinhas são em sua maioria simples estabelecimentos que vendem camisetas e/ou souvenir da ilha. Para quem quer realmente aproveitar intensamente esse paraíso natural, todos estes motivos são para comemorar!

Fernando de Noronha é um pouco mais caro do que a maioria dos destinos no Brasil, pois tem uma taxa de turismo a ser paga por dia de estadia, além da taxa de uso do parque ambiental. A logística também encarece, já que tudo não se pode obter através dos recursos naturais da ilha – algumas coisas têm que chegar pelo continente. Mas pode ter certeza que vale a pena cada centavo. Como nós do Habito Mundo sempre estamos encucados em viajar mais e melhor, vou descrever abaixo as formas que podem diminuir seus gastos na ilha, sem diminuir os prazeres da vida.

Quando ir a Fernando de Noronha

Deixe uma resposta