Habitando o Mundo – Lista dos destinos mais memoráveis por quais passei

Viajar foi meu sonho desde little girl, fascina-me a sensação de estar rodeada por diferentes culturas, pessoas e lugares, e hoje já adulta posso dizer que consegui cumprir alguns objetivos. Já andei por diversos lugares, quase 40 países espalhados pela Ásia, Europa África e América, e com este artigo resolvi compartilhar com vocês os destinos mais incríveis aos quais recomendo fortemente conhecer:

Legazpi – Filipinas

Pelo aspecto Paisagem Natural, de todos lugares em que estive o mais surpreendente foi a indescritível beleza do Deserto de Sal de Uyuni, na Bolívia. Era tão surreal ao ponto de meus olhos não acreditarem no que estavam vendo. Existem também algumas vilas perdidas pelo deserto, que mais parecem cenário de filme hollywoodiano. De bônus possui ainda a simpatia e amabilidade do povo boliviano, que até hoje conservam sua cultura, seja através da utilização de roupas típicas, ou pelo uso de sua língua própria (quéchua, que muitas vezes é o único idioma falado por algumas pessoas). A Bolívia é um lugar autêntico, que ainda não sofreu muitas alterações pela indústria turística, e, portanto, é o lugar ideal para pessoas que buscam algum algo a mais, e não se importam tanto com o conforto. Essa viagem não exige muitos recursos financeiros, sendo um ótimo exemplo de local em que este aspecto não é a maior barreira quando se trata do quesito viagem. (Mochilão pela Bolívia e Peru, 2006).

Deserto de Sal – Bolívia

Dez anos mais tarde, em 2016, conseguimos encontrar em outro deserto, o de Sossusvlei na Namíbia, sensações de estar em outro planeta, pelo contraste entre um chão de areia/terra marrom, um céu azul profundo e dunas cobreadas. Dunas estas pelas quais percorremos por horas até chegar ao famoso “dead vlei”, um deserto de árvores secas em meio a dunas de incríveis belezas e imponência, trazendo-nos a sensação de estar imerso numa obra de Gaudí. (Nov- 2016)

Veja: Namíbia – Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem!

Sossusvlei – Namíbia

E não há como falar de paisagens naturais sem mencionar o continente africano, que além de paisagens naturais incríveis, desperta o nosso íntimo instinto selvagem. Estar ali diante de feras e grandes animais selvagens em seu habitat é uma experiência única que lhe faz perceber a natureza de outra maneira, não mais como seres superiores, ou aparte, deste sistema de vida, mas sim como indivíduos iguais as outras vidas desse planeta. (Jun -2016)

Veja: África do Sul

Kruger – Africa do Sul

Ainda no quesito Beleza Natural, as Montanhas do Colorado renovam a alma. Ainda lembro da sensação de liberdade em estar esquiando com uma das vistas mais privilegiadas que se pode ter, porém o mais importante que levei desta viagem foram as amizades para a vida toda. (Work and Travel, 2004/2005)

Monarch – Estados Unidos

A grandiosidade de uma montanha realmente me fascina, e por isso que subir o Mount Kinabalu (Bornéo), Malásia, 4 mil metros, pelas próprias pernas foi um dos grande desafio da minha vida! Quando cheguei ao topo, já sobre as nuvens, me senti GRANDE em todos os sentidos. (Intercambio de Trabalho, Malásia 2008/2009)

Kota Kinabalu – Malásia

Não precisamos ir tão longe para estar envolto totalmente pela Natureza: a trilha pelo Vale Pati na Chapada Diamantina foi um marco na minha vida, porque além de umas das paisagens mais impressionantes em que já estivemos, ao ponto de não termos conseguido capturar imagens fotográficas do lugar que conseguissem representar a sua beleza, e fazer umas trilha de 4 dias, dormindo na casa do locais (casas de apoio), cujo acesso apenas se dá por burro ou caminhadas, mudou nosso estilo de viagem. Talvez também devido ao altíssimo nível de energia positiva que este canto emana. Agora o instinto aventureiro lidera o quesito escolha do próximo destino. (Out- 2016)

Veja Mais: Guia para Planejar sua trilha pelo Vale do Pati

Vá a Ibicoara, na Chapada Diamantina, e veja a melhor versão do futuro da humanidade.

Cachoeira da Fumacinha

Outra forma que encontramos de estar imersos na natureza foi a realização de uma expedição pelo mar do norte de Palawan, nas Filipinas, na qual navegamos e exploramos por 4 dias algumas ilhas desertas, e todas suas maravilhosas preciosidades, desde praias de cair o queixo com águas cristalinas, barras de areia branca circundada de um mar azul esmeralda, corais intocados e muita vida marinha imersa em uma água de visibilidade incrível. De bônus, sentir o gostinho de como é o viver (dia a dia) de um Filipino da região. (Março 2017)

Pallawan – Filipinas

Continuando nas questões de imersão, só que desta vez dentro do oceano, nadar com o grande tubarão Baleia, (mergulho Surin Island – Tailândia 2014- Snorkeling Donsol – Filipinas 2017) e ver o show de dança das Arraias Manta (Hawaii 2015) foram experiências únicas e nos despertou muito amor por esse universo.

Donsol – Filipinas

Ainda no sudeste asiático, mas falando da capital da Malásia, Kuala Lumpur, conhecida pelas famosas torres Petronas, (que para mim é a construção mais bela da modernidade), a cidade vai além dos prédios gêmeos, e oferece aos seus visitantes uma mistura da influência Muçulmana, Chinesa e Indiana. É, sem dúvida, um forte encontro de cores, cheiros, religiões, línguas, e uma boa infraestrutura de hotéis e vida noturna. Kuala Lumpur é a minha cidade preferida no MUNDO! (Intercâmbio de Trabalho, Malásia 2008/2009, visitas em 2012 e 2014)

Veja:O Sonho de viajar para o Sudeste Asiático: Veja como comprar sua passagem aérea!

Kuala Lumpur – Malásia .

Nem uma outra cidade o sentimento de fazer parte da história foi tão forte quanto em Berlin, cidade que foi destruída 90%, mas que se reerguei, e simboliza a conexão entre dois mundos, o ocidental e oriental. Por mais antigo que seja, possui um dos melhores sistemas de transporte, extremamente cultural com manifestações artísticas por todos os lados. O mais incrível da cidade é sair do centro turístico, como em outras cidades da Europa, descobrindo os ´´becos´´, que é arte ao céu aberto. Dificilmente se encontra alguma parede sem estar pichada andando pelas ruas, e tem também a galeria Tacheles, prédio de quatro andares que abriga exposição de vários novos artistas. Mas a cidade reserva várias atrações peculiares, desde festas em fábricas abandonadas, a comidas em restaurante de diversas nacionalidades, punks, parques e bares na beira o rio. Em Berlin se tem a sensação de estar descobrindo o mundo.(Mochilão, 2005 e 2009)

Punk Berlin

Falando em arte ao céu aberto, não há como não citar Barcelona. Gaudí e Miró são visíveis em apenas uma caminhada pela cidade, e na orla existe vários bares e boates. Barcelona tem de tudo e para vários gostos. (Mochilão, 2005). Mas para quem busca voltar uns 100 anos no tempo e conhecer um pouco da Europa Rural, a Romênia apresenta paisagens incríveis, principalmente na região da Transilvânia, com suas cidades medievais, cheia de castelos e fortalezas a cada 50 km de distância, além de ser um dos países mais baratos e fáceis para viajar. (Viagem ao leste Eu – 2015)

Veja: Romênia

Hunedoara – Romênia

Mas ainda nem cheguei ao topo da lista. Apesar de admirar as paisagens de continente, são as das ilhas que realmente me fascinam, principalmente àquelas nas quais você pode circulá-la em um dia. Fernando de Noronha é um excelente exemplo, um encanto natural, bem preservado, com praias lindas sendo um destino que nos faz sentir orgulho de sermos brasileiros, tamanha é a preservação/fiscalização ambiental do local, pois parte do seu grande encanto está no mar, com tartarugas, arraias, tubarões, golfinhos, e uma infinidade de peixes, com os quais você pode nadar a poucos passos da areia.  (Fernando de Noronha – 2015)

Veja: Fernando de Noronha

Porém o título de paraíso vai para o lugar ao qual passaríamos o restante dos nossos dias nesse mundo: as ilhas do Hawaii! Nem só porque foi o lugar em que fizemos nossa cerimônia de casamento, ou pelas lindas praias das ilhas (sim! Todas as praias são lindas), ou pelas incríveis opções de trilhas, cachoeiras, montanhas, tipos de vegetação e clima ( e a lista segue longe…), mas sim pela cultura, e amor que as pessoas têm por esse lugar, por ser um lugar onde mora pessoas felizes e educadas, preocupadas com a preservação e com o sentido de viver em comunidade! (Casamento – Hawaii – 2015)

Havaí Créditos

 

Viajar é uma ótima oportunidade conhecer o mundo, experienciar novas ideias, cheiros, sabores, e paisagens incríveis. Porém tudo que é lindo, belo, geralmente tem data de validade para expirar, caso não esteja preenchido por algum propósito. O meu é viajar por um tempo, seja semanas ou anos, para “voltar” com uma melhor versão de mim mesmo para as pessoas que eu amo.

 

Vídeo Extra: Tubarão Baleia

 

Qual você gostou mais?

 

2 thoughts on “Habitando o Mundo – Lista dos destinos mais memoráveis por quais passei

  1. Quero conhecer todos!!! Mas confesso que o Deserto de Sal de Uyuni esta rondando meus pensamentos desde que eu fui ao Peru e me aproximei um pouco dessa cultura!!! Belas dicas pessoal!

Deixe uma resposta