Melnik – Bulgária

Melnik – A menor cidade da Bulgária

Melnik

Para Planejar sua viagem pela Bulgária acesse o link principal 🙂

O que esperar:

Oficialmente a menor cidade da Bulgária com cerca de 300 habitantes, Melnik se encontra em um vale rodeada de pirâmides de areia esculpidas pela natureza. A conjunção de ambas características forma um cenário único. Localizada no sul da Bulgária – quase fronteira com a Grécia – Melnik já foi uma cidade próspera e conhecida pelos vinhos, porém um incêndio por volta de 1912 a destruiu quase que por completo. Hoje a cidade é preservada nacionalmente, com casas do século 18 e 19 construídas com arquitetura única da região, e ainda conserva a tradição de produção de vinho, sendo que muitos moradores por costume também fazem seu próprio vinho e o conservam em seus porões.

Atrações:

A cidade por si só é a principal atração, além disso pode-se visitar:

Kordopulov House – Museu

Melnik
Kordopulov House

Casa típica de Melnik, construída em 1754, na qual viveu um comerciante de vinho, seda e tabaco. Hoje abriga um lindo museu com reprodução de como era habitada naquela época. Seu subsolo abriga uma adega esculpida nas rochas, e também pode ser feito degustação do vinho produzido lá. A entrada custa 2 lv.

melnik
Sala de Visitas

Shestaka Wine Cellar – Adega

Próximo da Kordopulov, se encontra uma adega escavada na rocha, na qual se pode degustar vinhos branco e tintos em uma cabana no lado de fora da adega, com mesas e cadeiras.

DSC_0058

Aos redor de Melnik encontram-se várias ruínas do século X, opções para desbravar as pirâmides de areia e um pequeno monastério, Rozhen Monastery.

Melnik
Rozhen Monastery

Quanto tempo:

Para Melnik é suficiente um dia.

Como chegar:

De carro, Melnik fica 175 quilômetros de Sofia, cerca de duas horas e meia.

mapa melnik

Transporte público: Há opções de ônibus e trem para Sandanski e de lá ônibus para Melnik. Ou um ônibus direto para Melnik, porém com horário único de partida, estação Central as 14:00.

Hospedagem e Alimentação:

A pequena cidade oferece diversas opções confortáveis de hospedagem e restaurantes deliciosos. Optamos pelo Hotel Chavkova house , um lugar confortável, com café da manhã incluso.

melnik

 Nossa Experiência:

A cidade é bonita. Com casas típicas, e o cenário das pirâmides de areia, a torna mais especial, porem como eu havia criado uma grande expectativa sobre o lugar, não me impressionou muito. Como tínhamos um tempo restrito na Bulgária, as horas extras de estrada de ida e volta para Melnik poderiam ter sido melhores aproveitadas em outro destino – como Veliko Tarnovo – que deixamos de conhecer, além de ter tornado a viagem mais cansativa.

Outro fato que pode ter pesado nesta opinião, é que a adega principal estava fechada quando passamos por ela. Mas mesmo assim gostamos de conhecer. Apesar disso provamos o vinho de Melnik nas refeições e….. foi uma decepção!!! Parecia bem da colônia. Não sei se foi azar, ou todos são assim…enfim! Já as comidas sempre maravilhosas – especialmente os tomates! SIM, os tomates de lá são muito, muito saborosos. Rsrs.

melnik
Adega da Kordopulov House

Visitamos o Kordopulov house, que foi divertido, mas não tínhamos tempo (vontade) para fazer caminhadas pelas montanhas, e também não vimos muitas indicações de por onde fazê-la. Mas tenho certeza que alguém com um pouco mais de tempo (vontade), poderá desbravar melhor as paisagens das pirâmides de areia.

Antes de seguir caminho, visitamos o pequeno monastério, Rozhen Monastery, que era bonito mas poderia viver sem ter passado ali.

Melnik

Se você tem tempo extra na Bulgária, indicamos a visita a Melnik, porém com tempo restrito (como era nosso caso), pesquise melhor se este destino se encaixa nas suas prioridades.

Melnik

Veja Mais Destinos:

Plovdiv

Sete Lagos

Monastério de Rila

Koprivshtitsa

Sófia

Veliko Tarnovo

 Para Planejar sua viagem pela Bulgária acesse o link principal 🙂

 

Deixe uma resposta