O que fazer em Fernando de Noronha – Praias

O que fazer em Fernando de Noronha? – Lista de Praias

Fernando de Noronha é uma ilha relativamente pequena, com cerca de 26 km2, porém com um relevo rico, cheio de paisagens lindas, sendo a principal atração curtir toda a energia e beleza que a natureza tem a oferecer. Dizer que uma praia é a mais bonita, não significa que as outras vão passar despercebidas, pois todas as praias em Fernando de Noronha são lindas, e recomendamos visitar cada canto da ilha se você tiver tempo para isso, mas foque a maior parte do seu tempo nas atrações que mais lhe interessar. Segue abaixo a descrição da costa da ilha de Fernando de Noronha

Costa do “Mar de fora” – Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha a denominação ‘’Mar de fora” é dada a costa voltada para a África: é composta por 4 praias, uma enseada, duas áreas de contemplação, e um conjunto de piscinas naturais formadas nas rochas. Segue as Principais:

Praia do Leão

É uma das praias mais bonitas de Fernando de Noronha, entretanto não é recomendada para banho pelo fato da correnteza ser traiçoeira. É o local de desova das tartarugas, sendo que nessa época o acesso é controlado. Também é bastante visitada pelos tubarões, que inclusive podem ser vistos nadando no raso em busca dos cardumes quando estão por ali. Possui dois mirantes e o acesso é feito por uma estrada de terra que parte da praia do Sueste. Em sua ida a Fernando de Noronha, vale a pena a visita!

Fernando de Noronha
Praia do Leão

 Baía do Sueste

De mar calmo e ondas suaves, além da rica fauna marinha, é o único mangue em ilha oceânica, uma raridade ecológica. Possui área de preservação na qual não é permitido o acesso, sendo que é possível realizar o mergulho livre apenas nas áreas indicadas pelas boias ou pelos fiscais da ICMBio. O controle ambiental em Fernando de Noronha é bastante rígido, portanto deve-se respeitar todas as regras para que todos possamos compartilhar essa rica experiência e evitar acidentes. No costão direito existe um local com grande abundância de tubarões, que em Fernando de Noronha vivem em harmonia – até hoje (2016) só existe um acidente registrado de ataque de tubarão na ilha, e ainda por cima se investiga se não houve algum descumprimento de regras pela vítima. Seguindo as normas do parque, dificilmente você terá algum problema.

Este é um local de fácil acesso em Fernando de Noronha, pois a estrada (BR363) termina na entrada do parque, e os ônibus coletivos levam até esse destino.

Fernando de Noronha
Praia do Sueste

Praia do Atalaia

Seu acesso é através de uma trilha de 1,5 km de caminhada, que finaliza em uma piscina natural com uma rica flora e fauna marinha, e um visual lindo. Esta região faz parte do parque marinho de Fernando de Noronha, por isso é necessário um agendamento prévio em um dos postos do ICMBio para realizar o passeio. É permitido a entrada na piscina natural em pequenos grupos, que permanecem no máximo 20 minutos.

Fernando de Noronha
Praia do Atalaia

Enseada da Caieira

A enseada da Caieira é próxima da praia do porto, a praia é rodeada por pedras que formam piscinas naturais e paisagens exuberantes. A entrada em algumas áreas é permitida com o acompanhamento de guias, sendo essa região a parte final da trilha longa do Atalaia, que se inicia na praia do Atalaia, percorrendo quase 5 km de caminhada – uma boa parte dela é feita sobre pedras, portanto não esqueça de levar um tênis. Esse é outro passeio que indicamos em Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha
Enseada da Caieira

Buraco da Raquel

Este lugar é repleto de piscinas naturais, rica fauna marinha, mas por motivos de preservação é proibida a entrada para banho, e pode ser visualizado por um mirante, acerda do museu dos tubarões. É um dos pontos que com frequência é avistado vários tubarões.

 Costa do mar de Dentro – Fernando de Noronha

Considerado o ‘’Mar de dentro’’ em Fernado de Noronha a face em que a costa está voltada para o Brasil: possui 10 praias, duas baías com acesso permitido, e outra na qual não é permitida a entrada (Baía dos Golfinho). Esta costa é protegida dos ventos, o que garante um mar tranquilo na maior parte do ano.

Segue principais atrações:

Baía e Porto de Santo Antônio:

fernando de noronha

É através dali que chegam e saem as embarcações em Fernando de Noronha, incluindo os barcos de passeio.

Não é uma das praias mais bonitas, mas vale muito a visita, pois é um dos melhores lugares em Fernando de Noronha para se nadar com a vida marinha em mergulhos livres com snorkeling. Logo no rasinho você poderá avistar arraias, tartarugas, vários cardumes de peixes, e um pouco mais adentro se encontra um naufrágio de uma embarcação, mais indicado para os nadadores mais confiantes, já que tem que bater pernas por um tempinho.

Praia do Cachorro

Situada logo abaixo da vila dos Remédios, é de fácil acesso para àqueles que estão hospedados nesse lado da ilha. É uma pequena extensão de areia fofa e agua cristalina,  com uma pequena piscina natural formada na rocha, e alguns coqueiros que fornecem sombra, além de um barzinho com cadeiras, guarda sol, cerveja e petiscos.

Praia do Meio

É a extensão intermediária entre a praias do Cachorro e da Conceição, sendo uma praia de águas mansas e piscinas em pedras nos períodos de mar calmo, e agitada e proibida para banhos nos períodos de ressaca. O acesso pode ser feito através da praia do Cachorro.

Praia da Conceição

Aos pés do Morro do Pico, que é um dos cartões-postais de Fernando de Noronha, a praia da Conceição tem fácil acesso tanto pela praia do meio, como pela estrada de terra. Possui um bar estruturado, ofertando cadeiras e guarda sol, bebidas e alimentação. Na maior parte do ano apresenta um mar calmo, exceto no verão, quando é famosa por garantir boas ondas para os surfistas. O canto direito abriga o Morro de Fora, com piscinas naturais e peixes. É um dos melhores pontos da ilha para apreciar o pôr do sol.

Praia da Conceição
Praia da Conceição

Praia do Boldró

Nas marés altas, esta praia é ótima para a prática do surfe. Na maré mansa a praia é calma, com grande extensão de areia para ser percorrida, com suas piscinas naturais com rica vida marinha. Possui um bar na areia, e desta praia é possível visualizar os dois cartões-postais de Fernando de Noronha: o Morro do Pico à direita e os Dois Irmãos à esquerda. O mirante e as ruínas de um forte nos arredores são um dos lugares mais procurados por turistas e nativos na hora do pôr do sol em Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha
Praia do Boldró

Praia do Americano

Pode ser acessada pelas pedras a partir da praia do Boldró, ou pela trilha à partir da praia do Bode. Fica isolada na maré alta. Pequena e deserta, é procurada exatamente pela sua privacidade.

Fernando de Noronha
Praia do Americano.

Praia do Bode e da Quixabinha

Fernando de Noronha
Praia do Bode

São duas praias situadas à direta da Cacimba do Padre. O acesso às duas praias pode ser feito por trilha que começa no Mirante do Boldró. Na maré baixa também é possível se chegar pela costeira do Boldró ou da Cacimba.

Ambas as praias são desertas e com vista para a ilhas de Dois Irmãos, sendo tranquilas na maré baixa, e agitada na maré alta, procuradas pelos surfistas no verão. As piscinas naturais da praia do Bode são acessíveis por trilha, ou pelas pedras na maré baixa (vindo da praia da Cacimba do Padre).

Cacimba do Padre

A Cacimba fica localizada entre a Baía dos Porcos e a praia da Quixabinha. Pode ser acessada através da praia do bode, ou por uma estrada de chão batido que leva ao meio da praia.

É umas das principais praias de Fernando de Noronha, famosa pelo morro dois irmãos, água azul transparente, longa extensão de areia fofa e também a preferida dos surfistas no verão. Dali se tem acesso a Baía dos Porcos.

No estacionamento possui dois restaurantes, então dá para programar seu passeio para almoçar por ali.

Fernando de Noronha
Cacimba do Padre

Baía dos Porcos

Chega-se através de uma trilha pela Cacimba do Padre, na qual se sobe e desce um rochedo, e do alto já se espanta pela beleza do lugar. A água parece mais turquesa nesta baía rodeada por rochas pretas de formação vulcânica, com uma pequena extensão de areia, algumas piscinas naturais, -que são proibidas para banho para preservar a biodiversidade do lugar – sombra de uma enorme falésia de 30 metros e ainda a vista para a ilha dos dois irmãos. A maré baixa é mais indicada para explorar a baía em nado livre, com uma rica fauna marinha, e se tiver sorte pode encontrar os golfinhos nadando um pouco mais afastado da costa.

Fernando de Noronha
Baía dos Porcos

Baia do Sancho

O que eu posso lhes dizer, além de que foi considerada a praia mais bonita do mundo por dois anos consecutivos pelo TripAdvisor? Não vou lhe descrever o lugar. Prepare-se para se surpreender!

O Acesso é feito por uma estrada de chão batido, cerca de 15 minutos caminhado do ponto de ônibus, ou alguns minutos de carro bugre, e depois uma trilha incluindo uma escadaria entre as rochas, e mais alguns degraus a partir do alto de um penhasco. Ou através de um passeio de barco, que costuma ficar parado na baía por 40 minutos.

Na praia não existe qualquer infraestrutura, então é bom estar preparado com seus mantimentos (água e lanches), lembrando que este lugar é considerado integrante do Parque Marinho, portanto deve-se recolher todo o seu lixo produzido. No posto de controle possui uma lanchonete com banheiros e ducha com agua doce, além de uma lojinha.

Fernando de Noronha
Praia do Sancho

Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra

A Baía dos Golfinhos é uma grande enseada cercada por pedras, em que o acesso para banho e visitações turísticas são proibidos para preservar o ambiente dos golfinhos.Porém, pode ser visualizada por um mirante através de uma trilha, via o mesmo acesso que dá para a Baía do Sacho. Se tiver sorte terá oportunidade de avistar os golfinhos do alto, com maiores chances logo pela manhã, bem cedo. Um espetáculo da natureza, mais um presente que Fernando de Noronha tem a nos oferecer.

Ufaa é de perder o folego para descrever tantas belezas!! Gostaram?

One thought on “O que fazer em Fernando de Noronha – Praias

Deixe uma resposta