Onde se hospedar em Zanzibar: Escolha a região que melhor se encaixa no seu estilo de viagem!

“Onde se hospedar em Zanzibar?” Eis que essa resposta não é simples, e vai de acordo com o estilo de viajantes – entre outras variáveis. Nós só conseguimos visualizar o que teria sido ideal para nosso roteiro em Zanzibar depois de conhecer boa parte das praias da ilha. E por isso  nos temos uma resposta para lhes dar sobre qual o melhor lugar para se hospedar em Zanzibar, mas não deixe de ler as considerações sobre as demais praias que passamos, para se ter certeza de que nossa sugestão se encaixa com suas expectativas.

Onde se Hospedar em Zanzibar, Entenda a Ilha:

onde hospedar zanzibar
tanzaniasafariszanzibartravel.org

Zanzibar é um arquipélago de ilhas no oceano índico formado pela a ilha principal, conhecida informalmente como Zanzibar com 1.666 km², e Pemba, além de outras pequenas ilhotas que juntas possuem uma extensão de 2.461 km². Nossa experiência, e esse artigo, se refere apenas a ilha principal de Zanzibar.

Para você entender a extensão de Zanzibar, saiba que para acessar do ponto sul da ilha ao norte são 111km, e leva quase duas horas de viagem de carro, enquanto que do oeste ao leste são cerca de 56 km e uma hora de viagem. Desta forma, para quem está interessado em conhecer mais de uma região da ilha de Zanzibar, sugerimos dividir sua estadia entre 2 a 3 lugares diferentes, sempre dependendo da quantidade de dias que terá por lá.

Onde se hospedar em Zanzibar:

Menos de 4 dias: Stone Town

 De 5 a 7 dias: Duas localizações diferentes, divididas entre Stone Town e Kendwa Nungwi, ou Paje, ou ainda península de Michamvi.

Acima de 7 dias: Stone Town, Kendwa/Nungwi e Paje ou Península de Michamvi

Onde se Hospedar Zanzibar: Stone Town

Se hospedar em Stone Town é uma grande vantagem por diversos motivos: a cidade antiga é um charme, super única, pois carrega na sua arquitetura influências dos diversos povos que ali já estiverem (árabe, portugueses, indiano, africano e por assim vai), suas ruas estreitas por onde só passam pessoas, bicicletas e ou moto, e as charmosas portas em madeira trabalhadas e balcões (sacadas), que lhes permitem viajar no tempo. Esse espaço de Stone Town, é dividido por prédios históricos, hotéis super charmosos e a vida diária das pessoas locais.

Ig: nataliaboechat

Vantagens de se hospedar em Stone Town:

  • Várias atividades turísticas altamente recomendadas partem ou estão próximas a Stone Town, por isso, além do tempo necessários para desfrutar da vida diária da cidade, também é recomendando que em seu planejamento considere os dias extras para as atividades que deseja realizar;
  • A cidade conta com mais opções econômicas para fugir dos tours turísticos para conhecer a região, como por exemplo negociar o seu tour diretamente com o dono do barco, sem intermediários.
  • Grande número de acomodações e restaurantes, desde opções econômicas a sofisticadas;
  • Variedade/Diversidade Cultural: – Stone Town é um lugar de cultura e cenários únicos, diferente de qualquer outro lugar no mundo.

Atividades para serem realizadas a partir de Stone Town:

  • Turtle ou Prison Island
  • Chumbe Island Coral Park
  • Nakupenda beach
  • Fazenda de Especiarias

 

Atividades em Stone Town:

Várias opções de museus, prédios históricos e ruínas podem ser visitadas em Stone Town, além do mercado central e feiras gastronômicas pela parte da noite.

Desvantagens de se hospedar em Stone Town:

Não está a distância “caminhável” das praias paradisíacas. Essa é a única desvantagem de estar hospedado em Stone Town, já que para acessar às praias de banho idílicas é preciso se transportar para alguma outra praia da região, ou tomar um barco para umas das ilhas próximas. Por isso recomendamos a quem deseja uma viagem para relaxar numa praia paradisíacas de Zanzibar, dividir sua estadia na ilha em pelo menos duas partes.

Acomodação em Stone Town:

Destacamos o Hotel Dhow como um excelente custo benefício, pois além de ser lindo e confortável, conta com um grande plus que é estar hospedado em um edifício histórico com mais de 500 anos! Faz realmente você sentir parte de toda a história que passou por ali e ter a grande sensação de se estar habitando Stone Town por alguns dias. Além disso tem um delicioso café da manhã que além de varias opções internacionais, também tem alguns pratos típicos locais, e iogurte feito na casa!!

Logística em Stone Town:

Se hospedar em Stone Town facilita muita a parte logística principalmente para quem deseja conhecer as ilhas da região, e os dalla-dallas partem de lá para todos os destinos da ilha.

Onde se Hospedar em Zanzibar: Paje e Jambiani

onde hospedar zanzibar

Paje e Jambiani são duas praias vizinhas com um visual de mar parecidas, mas que oferecem experiências um pouco distintas para quem decide se hospedar entre uma ou outra; portanto a escolha depende de que tipo de viajante e experiência você está buscando. Porém ambas apresentam beleza e charmes únicos, típicos desta região de Zanzibar. Essas praias estão localizadas a cerca de uma hora de Stone Town, no lado sudeste da ilha de Zanzibar. Jambiani conta com uma extensão de 6 km e está ao sul de Paje

Similaridades entre Paje e Jambiani:

Paje e Jambiani: tem mar de água verde e quentinha devido a uma barreira de corais ao fundo, na qual as ondas são barradas antes de chegar a praia, fazendo com que exista quase que uma piscina por ali. O único inconveniente destas praias fica por conta da maré baixa, que recua a margem do mar a alguns quilômetros, tornando o banho um pouco mais difícil – porém excelente para prática de kitesurfe. É nesta hora de maré baixa que entra em cena as mulheres que trabalham nas fazendas de algas, que tiram seu sustento coletando-as nas pedras e corais que ficam a mostra devido ao recuo da maré.

Paje e Jambiani apresentam uma gama de opções de hospedagem com uma arquitetura sofisticada, que se mistura suavemente com a paisagem natural, com coqueiros e areia, mais no estilo de pousadas, e/ou hotéis exclusivos, desde opções luxuosas até acomodações econômicas – opções econômicas a partir de 40 $ o quarto.

Diferenças entre Paje e Jambiani;

As (des) vantagens de Pajé em relação a Jambiani: apresenta melhores opções para os turistas, isto é, uma gama de opções maior de restaurantes do tipo ocidentalizados, mercadinhos, etc., alguns com uma ótima infraestrutura e cardápio em frente à Praia. Importante citar que em Jambiani também é possível encontrar restaurantes fora das pousadas, a preços acessíveis e administrados por locais, porém a variedade é um pouco menor.

Paje é o ponto de encontro de pessoas com o espírito jovem do mundo inteiro, desde opções para o happy hour, à noite adentro em lugares que reúnem locais e muzungos (os turistas brancos). Já em Jambiani opções de entretenimento a noite (fora os restaurantes) é praticamente nula.

Pajé é uma das mecas de kitesurfe (kite surfing) no mundo, lugar especial para quem quer aprender ou praticar o esporte, enquanto que essa atividade é quase inexistente em Jambiani.

Jambiani é mais deserta, com menos turistas circulando, sendo um lugar ideal para quem quer aproveitar uma experiência mais autêntica. O vilarejo todo possui casinhas brancas de pedra (alguma abandonadas), muitas vezes parece uma vila deserta, mas circulando com um pouco mais de tempo lhe permite ótimas oportunidade de troca cultural. Por lá é possível encontrar qualquer item de necessidade básica em suas vendinhas. Apesar de Pajé possuir uma arquitetura similar, já está mais acostumada e adaptada para um grande fluxo de turistas circulando por sua região.

Atividades próximas a Paje e Jambiani:

Ambas, Jambiani e Paje, estão a poucos quilômetros do Floresta Jozani, lar dos Macacos vermelhos, encontrados apenas neste lugar do mundo. Ao norte de Pajé está o restaurante mais famoso da ilha, o “The Rock”.

Transporte:

O taxi entre Paje e Jambiani o preço cobrado é de TSH10.000.

Prós de se hospedar em Paje ou Jambiani:

  • Esta região é a junção das belezas praianas de Zanzibar, com uma parte mais cultural, onde o turista tem a chance de ver a vida diária dos moradores da ilha, das mulheres nas fazendas de algas (na praia) e aproveitar as areias brancas e mar cristalino.
  • Hotéis, pousadas de bom gosto: Pajé e Jambiani são uma região mais sofisticada, pois as construções turísticas não sobrepõem a paisagem – há mais interação entre a arquitetura e o meio ambiente.
  • Paje é uma região movimentada com várias atividades, de esportes (kitesurfe), vida noturna e restaurantes.

Contras de ficar hospedado em Paje ou Jambiani:

  • O recuo da maré durante o dia pode tirar a oportunidade de um mar perfeito para nadar.

Onde se hospedar em Zanzibar: Kendwa ou Nungwi

Kendwa e Nungwi estão localizadas na parte norte da ilha de Zanzibar, onde estão as praias mais bonitas da ilha, bem propícias para um delicioso banho de mar. Mas também é ali que se encontra a maior concentração de turistas divididos entre grandes hotéis (estilo all inclusive), hotéis de redes internacionais (Hilton), e conta também com algumas opções econômicas. O grande número de turistas descaracterizou um pouco a comunidade local, reflexo também de algumas construções que chegam a invadir o espaço da praia. Por aqui existem inúmeras opções de restaurantes com frutos do mar, drinks, e passeios aos turistas.

A maioria dos viajantes vai para esta área para relaxar na praia, nadar no mar, e talvez para se divertir de noite. Quanto as atrações locais, se destaca o pequeno santuário de tartarugas na praia, os fantásticos recifes de corais locais e uma crescente variedade de esportes aquáticos – especialmente snorkeling e scuba diving.

A similaridade entre Kendwa e Nungwi: O mar de ambas são lindos, areia branca com mar azul.

As diferenças entre Kendwa e Nungwi: Nungwi é o maior centro turístico, enquanto que Kendwa possui predomínio de hotéis mais novos e luxuosos, (também tem uma pequena parte mais a leste desta parte da ilha praticamente sem construções).

Locomoção:

Kendwa e Nungwi são acessíveis entre si pela areia, desde que a maré esteja baixa, caminhando-se por cerca de 30 a 40 minutos.

Para se chegar desde (ou para) Stone Town, diversos dalla-dalla partem de (para) Nungwi, lembrando que existem também os taxis que cobram uma média de 20 a 40 USD.

Para consultar acomodações vejam os preços e avaliações pelo booking.

Onde Hospedar Zanzibar: Matemwe e Costa Leste Central

É uma praia ao lado leste de Zanzibar, justo em frente a ilha de Mnemba, sendo uma boa localização para quem deseja mergulhar, com uma vila grande e viva em comercio local.  A praia segue a mesma linha de Paje e Jambiani -com areia branca, mar da cor verde, e que recua sua extensão na maré baixa deixando uma paisagem linda para fotos, porém não muito própria para banho.

Ao longo da costa desta região, (de norte e sul) é possível encontrar excelentes opções de hotéis exclusivos, já as redes de hotéis tomam conta do sul desta região em Kiwengwa. Continuando em direção ao sul da ilha (até Pongwe), encontra-se uma das regiões preferidas para os casais em lua de mel, e também considerada uma das mais belas praias pelos locais, competindo com as praias do norte (Kendwa e Nungwi). Porém nós não tivemos tempo para explorar essa região de Pongwe.

Nós optamos nos hospedar em , ao sul de Matemwe no hotel Miramont Retreat Zanzibar, por um excelente custo benefício de 35 U$ por dia o casal, com café da manhã. O hotel realiza várias atividades em grupo, com preços de hostel, algumas atividades a noite são oferecidas também e possui restaurante com preços acessíveis, a cerca de 9 USD pela refeição. Porém é longe de qualquer outro restaurante, e a vila mais perto não possui lojas que vendem itens básicos da necessidade do viajante (como protetor solar). Também não achamos o mar comparável aos mais belos da ilha. Matemwe está a uns 45 minutos de caminhada pela praia, em direção ao norte.

Onde Hospedar Zanzibar: Michamvi

É uma península na parte sudeste da ilha, ao norte de Pajé, sendo uma região mais alternativa que conta lindas praias e várias opções interessantes de hospedagem, desde lugar mais exclusivos a excelentes opções econômicas. É o único lugar ao lado leste de Zanzibar de onde pode-se apreciar o pôr do sol diretamente no mar. Esta região também está próxima do restaurante mais famoso de Zanzibar, o The Rock.

Opções de Hotéis Com ótimo custo-beneficio em Michamvi:

Sagando-hostel

Kae Funk

Mnana Beach

Onde se Hospedar: sul de Zanzibar 

Existem algumas opções de hospedagem, que acreditamos ser um bom custo-benefício se falando em estrutura, mas essa região é bem pouco explorada turisticamente, e segundo os viajantes que lá estiveram, é um ótimo lugar para curtir o hotel e fazer passeio nas ilhas da região, pois a costa tem poucas opções de praia com areia, sendo a maior parte da costa composta por pedras.

Como nós fizemos:

Nós tivemos 8 noites em Zanzibar e dividimos nossa estadia em 3 lugares diferentes: Jambiani; Matwembe e Stone Town. Nós circulamos bastante entre as praias de Zanzibar, pois como não optamos por ficar entre as principais e mais populares, como Paje e Nungwi, não tínhamos como ir embora da ilha sem conhecer o porquê destes lugares serem tão falados entre os viajantes. Por isso acabamos gastando mais do que gostaríamos com transporte, e também não tivemos um típico dia de praia (sem fazer nada nas areia praia), por outro lado, por termos nos hospedado nas regiões menos turísticas, nos permitiu conhecer melhor a ilha e os costumes dos locais de Zanzibar.

Eai gostou do nosso artigo? Se lhe ajudou a planejar a sua viagem deixe seu comentário, que nos ajuda a continuar a escrevendo outros artigos como esse!

2 thoughts on “Onde se hospedar em Zanzibar: Escolha a região que melhor se encaixa no seu estilo de viagem!

Deixe uma resposta