O melhor de Recife, pelas dicas de quem vive lá!

Pernambuco tem atrações culturais, gastronômicas e de aventuras por todo estado. Conhecer Pernambuco é uma rica experiência. Recife,

a capital em especial possui um incrível acervo histórico e cultural.

Recife é uma capital como a mesma complexidade das principais cidades brasileiras, mas sempre recebe bem seus visitantes nos quase 500 anos e um milhão e meio de habitantes.

O nome da cidade é devido a grande quantidade de recifes de corais em seu litoral. Também chamada de Cidade Maurícia ou Mauritsstad, quando se tornou a capital do Brasil Holandês governada por Mauricio de Nassau. Uma época que foi uma das cidades mais ricas do mundo graças ao açúcar exportado para Europa.

A seguir nós vamos além dos principais pontos turísticos, faremos você se sentir um morador, misturando dicas entre os principais pontos que os turistas frequentam com quem mora na cidade:

Marco Zero:

Onde tudo começou. Local onde iniciou a colonização da cidade, onde acontecem os principais eventos populares. Ideal para ficar um bom tempo observando a imponência dos prédios, tirar excelentes fotos, degustar da gastronomia dos excelentes bares/restaurantes nos antigos armazéns do porto do Recife revitalizados que contornam o Marco Zero e se transformaram em atrações, atravessar de barquinho para o parque das esculturas de Brennand e apreciar a cidade de outro ângulo (Não esquecer: sempre negociar o valor de ida e volta com o barqueiro. Assim é possível conseguir um bom valor).

Aos Domingos e feriados, toda cidade de Recife se transforma em uma enorme ciclovia das 7h até 16h. E todas as ciclovias levam ao Marco Zero da cidade que fica fechado para carros no seu entorno, transformando em um espaço bem familiar onde moradores e turistas se misturam para apreciar a vista que é fantástica, participar de atividades culturais/esportivas gratuitas, ou apenas fazer um pit-stop enquanto para recuperar as energias e continuar a pedalada.

O melhor é que do Marco Zero, é possível conhecer os principais pontos turísticos do centro do Recife: A rua do Bom Jesus com seus bares, com a primeira Sinagoga das Américas (Daqui saíram os fundadores de Nova York), Museu dos bonecos gigantes. A praça do Arsenal onde fica o museu do Paço do frevo, Torre Malakoff que por muitos anos foi a edificação mais alta da cidade, O museu Caixa cultural com exposições temporárias. O centro de artezanado e o novo e lindo museu Cais do Sertão que conta história de Luiz Gonzada, cotidiano dos sertanejos e muitas curiosidades.

O Marco Zero sem dúvidas é ponto de encontro e parada obrigatória para quem mora ou visita a cidade.

Passeio de catamarã aos domingos: 

O passeio de Catamarã pelas pontas do Rio Capibaribe pelo centro da cidade é bastante conhecido, tendo saídas diárias e em diversos horários inclusive a noite, onde é possível observar todo centro da cidade iluminado. O que poucos sabem é que aos domingos existe um passeio incrível, especial que além do centro, o catamarã segue rio adentro por diversos bairros da cidade tenho a oportunidade de observar as belezas e dificuldades que a cidade enfrente por uma perspectiva bem diferente, passando por manguezais em meio a estrutura de metrópole com prédios novos se misturando aos edifícios históricos. Tudo isso ao som de música dos artistas locais e com guias explicando cada ponto do passeio e suas curiosidades. A empresa Catamarãs tours oferece o serviço, e o barco sai do bar Catamarã, também no centro do Recife, próximo ao forte das cinco pontas, na descida do viaduto do Cais José estelita para quem vem da praia de Boa viagem sempre aos domingos, mas deve-se consultar antes a empresa, pois a saída depende da maré.

http://www.catamarantours.com.br/

Forte das cinco pontas:

O Forte de São Tiago das Cinco Pontas é lindo e pode passar despercebido por muitos por causa da correria da cidade e por ficar  “escondido” por causa de um viaduto construído próximo a ele. Isso faz que não seja muito visitado pelos turistas e moradores. A fortaleza ainda preservada foi a última construção holandesa no Recife e tinha como objetivos proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros e ajudar na distribuição de água potável.

Durante uma restauração, o Forte perdeu uma de suas pontas, mas o nome “cinco pontas” continua a ser usado na cidade.

Se você quer conhecer a história da cidade, aqui é mais um lugar ideal e imperdível. Hoje com sua estrutura restaurada e preservada o lugar funciona o Museu da Cidade do Recife, com exposições temporárias que contam um pouco da cidade.

O melhor: Não paga para visitar! 

Oficina de Brennand:

O “irmão” menos conhecido do imponente Castelo de Brennand, porém tão belo e fantástico é a Oficina Brennand, também pertencente ao artista pernambucano Francisco Brennand, que a transformou em um museu a céu aberto. Assim como o Castelo que figura na lista dos melhores do mundo, a Oficina não deixa a desejar, e pode facilmente ser considerado um dos melhores museus do Brasil. É um lugar com vários ambientes que e serve como oficina para produção de esculturas e uma das cerâmicas mais nobres do país. Também como museu para expor as obras de Francisco.

É um excelente local para relaxar, ter contato com a natureza, pois fica dentro de uma reserva de mata atlântica apreciar as construções, arquitetura, tirar lindas fotos e conhecer mais sobre o artista.

A entrada em 2017 está custando R$ 15,00 e após o pagamento você recebe um mapa do lugar com informações básicas de cada ambiente, tornando a visita ainda mais legal.

O local também conta com lanchonete e lojinha.

Teatro Santa Isabel:

Quer conhecer um dos teatros da época do império mais bonitos do Brasil?

Então não deixe de ir ao Teatro Santa Isabel. Fundado em 1850, possui um belíssimo estilo neoclássico. Que assim como encantou o imperador Dom Pedro II, também encanta todos os visitantes hoje em dia e com certeza vai encantar você.

A melhor forma de conhecer suas instalações e seus diferentes ambientes, contexto histórico e curiosidades são através de uma visita guiada aos domingos dependendo da disponibilidade. Importante consultar o site do teatro ou ligar para saber quais domingos do mês estará aberto para visitas.

O presente por visitar o Teatro não para. Ele foi construído ao redor de uma das praças mais bonitas da cidade. A praça da República que além do Teatro Santa Isabel, contemplam a paisagem o palácio do governo, palácio da justiça e o Rio Capibaribe por todos os lados.

Sua localização também é próxima ao Marco Zero.

(81) 3355-3323

http://www.teatrosantaisabel.com.br

Bares e Restaurantes da Zona Norte/Oeste do Recife:

Nem só de Boa Viagem e Centro vive a cidade. Com certeza os dois bairros possuem bons restaurantes. Mas na zona norte da cidade é possível encontrar excelentes barzinhos e restaurantes.

Exemplos apenas alguns que valem a pena a parada:

  • Guaiamum Gigante: Um dos mais frequentados devido a sua variedade de opções e claro, os deliciosos caldinhos e o famoso guaiamum.

Rua Dr. José de Góes, 299 – Parnamirim, Recife – PE

  • Recanto Paraibano: Tradicional bar de comida brasileira na Zona norte. Um dos melhores.

Av. Dezessete de Agosto, 248 – Parnamirim, Recife – PE

  • Bodega de veio – Graças: Tradicional Botequim com jeito de bodega no Bairro das Graças, onde é possível experimentar boas bebidas e petiscos. Sempre concorrido.

Av. Rui Barbosa, 546 – Graças, Recife – PE

  • Empório Baiano: Um gostinho de comida baiana em terra pernambucana. Com uma caracterização típica, o restaurante no bairro dos Aflitos é uma boa pedida para almoço, jantar no final de semana ou happy hour. Ainda conta com uma lojinha de artezanato. Ah!, Não esqueça de prova a muqueca e o caldinho de feijão!!

Rua Manuel de Carvalho, 471 – Aflitos, Recife – PE

  • Xodó nordestino: Na lista é o unido que fica na zona Oeste. Fica no Bairro de San Martim e é o local da verdadeira comida nordestina/pernambucana, bem simples aconchegante, mas de uma comida deliciosa por um preço justo. Lá você experimente todos os pratos típicos Pernambucanos: Tapioca, queijo coalho, sopas, cuscuz, macaxeira…. Abre às 17h e chegue cedo, pois o local é muito concorrido.

Av. General San Martin, 2397 – San Martin, Recife – PE

Praça de Casa forte: A praça localizada no bairro de Casa forte é um local histórico. Foi palco de uma das batalhas contra os holandeses. Hoje além ser uma bela praça, projetada por paisagista Burle Marx, é rodeada de bares, restaurantes e lanchonetes. Uma imensa praça de alimentação em um dos bairros mais tradicionais da capital pernambucana.

Lá é possível encontrar de tudo um pouco, Crepetira, cafeteria, lanchonetes tradicionais, sorveterias, açaí e etc…

*Seria impossível listar todos os bons bares da cidade ou de alguns bairros. Por isso listamos apenas alguns.

Parque da Jaqueira:

No bairro da Jaqueira, existe uma área de lazer de 70 mil metros quadrados transformados em 1985 em um parque. Apesar de não ser tão grande se comparado a outros parques do Brasil, é um lugar para pratica de exercícios, levar toda família, relaxar e simplesmente passar o tempo debaixo de suas árvores. A sombra é constante em muitos pontos do local. Muito frequentado por moradores.

Até hoje ainda é o maior da cidade, porém em breve perderá o posto.

Alto da Sé em Olinda e Restaurantes da Orla de Olinda:

A tradicional vista de Recife pelo alto da Sé na cidade de Olinda ficou ainda melhor após a restauração da antiga caixa d’água e instalação do elevador panorâmico. Agora também a possível apreciar essa incrível vista do alto da antiga caixa d’água da cidade. Avistando até o Bairro de Boa Viagem na zona sul de Recife e curtir o por do sol.

No Alto da Sé, você vai poder provar as famosas tapiocas de Olinda, conhecer suas edificações históricas, passear pelas ladeiras e comprar artesanatos.

Uma excelente dica para depois da visita é parar nos bares da Orla de Olinda. Comida boa e barata. Sem contar que é um bar melhor que o outro que poucos turistas conhecem.

Vila de Nazeré – Cabo de Santo Agostinho:

Que tal conhecer o lugar mais alto de um município e ele ainda ser histórico e muito bonito? Assim é a Vila de Nazaré na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Cidade mais conhecidas por causa das praias de Calhetas ou Enseada dos Corais tem esse cantinho especial. Um vista de tirar o fôlego do mar, ruínas do castelo Forte do Mar e casa do faroleiro dão um toque especial a essa vila fundada por portugueses no século 16. Lá você ainda consegue ver a identificação do ponto onde há milhões de anos, o continente Americano se separou do Africano.

Praia do Forte em Itamaracá:

www.iateitamaraca.com.br

O nome é por causa do Forte Orange, erguido em 1631 pelos holandeses e ainda em bom estado de conservação onde hoje funciona um museu.

É a melhor praia da ilha de Itamaracá, com águas calmas, areia branca, com bares e restaurantes. De lá é possível pegar uma lancha ou barco para Coroa do Avião a poucos metros de distância e passar um tempo aproveitando esse imenso banco de areia. Ou ainda para quem quer uma experiência diferente, negociar um passeio de lancha para degustar dos pratos do restaurante Porto Vasco na cidade de Igarassu, em um dos braços de rio que deságuam próximo a praia do forte.

Outas dicas:

– O trânsito de Recife é caótico. Portanto priorize fazer conhecer sempre lugares próximos. Nada de querer atravessar a cidade e achar que vai conseguir realizar o trajeto em meia hora ou uma hora. Principalmente em horário de pico.

– Como toda grande cidade brasileira, Recife exige cuidados para evitar furtos e assaltos. Mas nada que impeça de aproveitar a cidade.

– O bairro de Boa Viagem ainda continua sendo o principal para hospedagem de quem visita a capital. De lá além de poder caminhar no calçadão e conhecer os excelentes restaurantes, é possível obter informações com guias ou fechar passeios.

 

 

Nós, do Habito Mundo tivemos o prazer em trazer as melhores dicas culturais sobre Recife, através das palavras do querido amigo, Filipe Leonardo. Pois nada melhor do que conhecer um novo destino com base em um roteiro indicado por quem melhor conhece o Lugar!

 

Deixe uma resposta