Sossusvlei e Sesriem, conheça o principal destino turístico na Namíbia

As regiões de Sossusvlei e Sesriem são os principais destinos a serem visitados na Namíbia por conta de suas paisagens dramáticas, impossíveis de serem encontradas em qualquer outro lugar do mundo. Apesar do grande destaque turístico, em uma visita a este lugar épico, o viajante consegue sentir a solidão e contemplação por estar em meio ao deserto mais antigo do mundo, cuja paisagem parece saltar de um dos quadros de Salvador Dalí.

Sossusvlei e Sesriem

 

A Composição das imagens de Sesriem e Sossusvlei, é uma mistura de areias avermelhadas (efeito da oxidação de partículas de ferro sobre a areia ao longo dos anos), com o céu azul, e o solo branco com as árvores secas e retorcidas. Surreal!

Explorar a paisagem mais icônica do deserto da Namíbia é de se tirar o folego! Tanto metaforicamente pela beleza das suas paisagens, como fisicamente pelo esforço que se faz para alcançar a melhor vista deste cenário. Sim! É preciso subir as dunas para se inserir no contexto deste lugar alucinante, já que os horários do amanhecer e entardecer, nos glorificam com os diferentes tons proporcionados pela luz do sol ao refletir no solo avermelhado, e também pelo clima mais ameno para esta atividade – lembremo-nos que esta região é muito (muito) quente durante o dia.

Sossusvlei e Sesriem

Localização:

Sossusvlei e Sesriem são duas regiões que estão inseridas no Parque Namib Naukluft, nos dando uma pequena amostra do que este amplo Parque Nacional, que ocupa quase 50.000 km2 do território ao longo da costa do país, é capaz de fornecer ao viajante, sendo suas paisagens compostas pelo Deserto da Namíbia e pelas cadeias montanhas de Naukluft.

Sossusvlei e Sesriem

 

Como Chegar:

A região de Sesriem e Sossusvlei é acessada através de tours contratados (facilmente de Windhoek ou Swakopmund), ou carro alugado, ou avião. Veja mais em Como viajar pela Namíbia.

É possível conhecer a região com um carro Sedan, (foi como fizemos), porém é inegável as vantagens e conforte que um 4×4 te traz. Para quem optar por chegar via aéreo, se hospedará em um dos lodges da região, os quais organizam os passeios pelo deserto.

Sossusvlei e Sesriem

Entenda a Região:

Ambos nomes, Sossusvlei e Sesriem, me confundiam quando eu lia as primeiras informações sobre roteiros pela Namíbia.

Sesriem:

é aonde está localizado os portões do Parque Namib Naukluft, que dá acesso as Dunas do Deserto que podemos visitar, incluindo a região de Sossusvlei e a Duna 45.

sesriem sossusvlei

Entrada: N$ 80 por pessoa, mais N$ 10 por veículo.

Obs. A entrada tem um tempo de vigência de 24 horas corridas, mas eles não são claros nisso quando você paga a entrada, por isso veja na secretária até qual horário do dia seguinte você poderá usar a permissão. Ex.: se você visitou o parque no final do dia, pode acessar com a mesma permissão para o amanhecer.

Horário: Os portões que dão acesso ao parque abrem ao nascer do sol e se fecham ao pôr do sol.

Na entrada do Parque existe  um minimercado, restaurante, um posto de combustível e dois tipos de Acomodações: uma área de camping e um Lodge, administrados pelo Namíbia Wildlife Resort (NWR):

O Sesriem Camping custa N$ 200 por pessoa, com acesso a área de camping, incluso o uso de suas facilidades, tais como banheiros com duchas quentes, e uma piscina.

Sossus Dune Lodge, com preços a partir de N$ 1650 por pessoa, é uma opção para quem deseja mais conforto.

Quem optar por se hospedar dentro do parque possui a enorme vantagem de ter acesso às Dunas uma hora antes da abertura oficinal dos portões, o que lhe permite assistir ao nascer e o pôr do sol em cima de uma delas.

Fora dos portões de Sesriem existem outras opções de hospedagem, além de um minimercado, e um posto de combustível.

Com início nos portões do Parque de Sesriem, existe uma estrada asfaltada de 61 km até o estacionamento para veículos 2×4 (destino final). A partir dali, segue uma estrada de chão para apenas veículos 4×4, que dá acesso a Deadvlei, Big Daddy, Sossusvlei e Narravlei, (ônibus e/ou veículos 2×4 estão proibidos). Para àqueles desafortunados como nós que precisam deixar seu veículo no estacionamento, o acesso às atrações citadas acima se dá caminhando – cerca de 6 km (ou 90 minutos) – ou através de transfer disponível no local por N$ 150 por pessoa, com frequência de saídas de 10 a 15 minutos.

Sossusvlei:

 é o nome dado ao vale rodeado por dunas vermelhas, que se localiza o ponto final da estrada de 67 km, desde a entrada dos portões em Sesriem, sentindo leste, em direção a parte central do Parque Nacional Namib Naukluft. Apesar de ser uma das várias atrações deste parque, o nome Sossusvlei é muitas vezes usado em um significado estendido para se referir à área circundante a região, que inclui destinos como Big Daddy e Deadvlei, todos acessados pela mesmo caminho.

Atrações dentro dos Portões de Sesriem: 

Elim Dune: é uma Duna bastante procurada como opção para ver o pôr do sol, já que seu cenário mistura a coloração vermelha da areia, com um pouco de vegetação. A partir dela é possível visualizar as formações de montanha do Parque, e também tivemos a sorte de encontrar pelo caminho um Oryx, antílope símbolo nacional da Namíbia. Até o primeiro ponto de visualização são cerca de 10 minutos de caminhada, e dali pode-se explorar as outras ondulações desta Duna. Outra vantagem deste lugar é a proximidade com os portões do parque, evitando possível estresse com o horário de saída.

Sua localização está a cerca de 1,5 km após a entrada dos portões de Sesriem, virando-se à direita e seguindo por mais 3,5km até um estacionamento. Existem placas com sinalização.

sesriem sossusvlei

 

Duna 45: Está localizada no km 45 da estrada principal do parque, localizada à esquerda para quem vem do portão de Sesriem. Seu topo tem uma altura de cerca de 150 metros do chão. É um dos lugares mais procurados pelos viajantes para curtir o amanhecer, sendo possível chegar em seu estacionamento com carro normal, e seguir dali até o topo por cerca de 20 a 30 minutos de caminhada. A Duna 45 é um dos lugares mais fotografados do parque, devido a beleza do seu formato.

sesriem sossusvlei

 

Hiddenvlei: Menos visitado, o Hiddenvlei está a apenas 4 km de caminhada (ida e volta) desde o estacionamento para veículos 2×4, aquele no final da estrada principal do parque. Seu caminho é marcado por estacas brancas. Nós não visitamos este lugar.

Seguindo a estrada de terra, se encontram as majestades: Big Daddy, Deadvlei, Sossusvlei e Narravlei.

 

sesriem sossusvlei

Sossusvlei: Sossusvlei é uma espécie de bacia de sal e argila formado pelas enchentes do Rio Tsauchab, que chegam a esta região entre 5 e 10 anos. A água que ali para é drenada por entre as Dunas de Sussusvlei, por isso o nome do lugar: “Sossus”, lugar sem saída.

Big Daddy: Big Daddy chega a 325 metros e é uma das maiores dunas da região. Subi-la permite uma vista incrível do vale, estando uma das suas faces voltadas para o Deadvlei. Veja mais pelas imagens.

 

Deadvlei: É, para nós, o principal cenário desta região, composto por um terreno branco com árvores secas, e rodeado pelas mais altas dunas da região!

O Deadvlei é uma bacia de argila branca plana, depositada ao longo dos tempos pelas enchentes do rio Tsauchab, permitindo que uma espécie de acácias se desenvolvesse por ali. Mas com o tempo houve a transposição de algumas dunas, impedindo que a água chegasse neste lugar, secando as árvores que ali tinham vida. Segundo o Wikipédia, as árvores estão aparentemente petrificadas, já que as madeiras destas árvores não se decompõem pelo simples fato de estar seca por completo.

sesriem sossusvlei

 

Fora dos Portões do Parque, a cerca de 5 km, pode ser visitado o Sesriem Canyon, com profundidade de 30 a 40 metros, e 1 km de comprimento. O lugar não tem o mesmo apelo visual das dunas vermelhas, mas vale a pena uma visita caso tenha tempo disponível pela região.

sesriem sossusvlei

Para quem vem de Swakopmund até Sesriem, existe um local que é parada obrigatória não só por ser o único posto de combustível pela estrada, mas também pelo cenário de carros antigos abandonados em meio ao deserto, e pelas famosas tortas de maçãs: chama-se Solitaire! O nome já diz muita coisa, é um vilarejo no meio do NADA, super charmoso.

sesriem sossusvlei

Céu de estrelas: Um dos espetáculos a parte que pode ser visto de qualquer lugar do deserto, é o imenso céu estrelado, podendo perder-se nas contas de quantas estrelas cadentes é possível avistar num intervalo de poucos segundos!

sesriem sossusvlei
créditos: Rafael Lanna Photographs

Hospedagem e Alimentação: Existem outras opções de hospedagem fora das cercas do parque.

Um desses lugares que oferece opção econômica é o sossus-oasis.com/camping, com uma ótima infraestrutura de camping, tendo cada espaço seu banheiro privativo, por N$ 180, por pessoa. Localizada a poucos metros do portão do parque Nacional, acaba sendo um ótimo custo-benefício em comparação com a infraestrutura do camping do NWR.

sossus-oasis.com/service Por ali também possui uma loja de conveniências, junto ao posto de combustível.

Perto da entrada do parque existem outros Lodges, com preços menos democráticos, tais como:

desertcamp

sossusvleilodge

mirage-lodge

Se nenhuma dessas opções te deixou satisfeito, não desanime, já que possuem outras opções de Hospedagem pela região, porém um pouco mais distantes. Veja seus planos e calcule a distância para ver quais opções lhe atende melhor!

Passeios:

Além das dunas e todo seu contexto, há opção de passeios de balão pela região balloon-safaris, se não estamos enganados o valor era de N$ 2500,00 por pessoa.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos!

Para saber mais sobre Sesriem/Sossusvlei veja como foi nosso relato de viagem!

e Nossas Dicas Práticas de Viagem ao Deserto da Namíbia!

sesriem sossusvlei
Crédito: Rafael Lanna

 

 

2 thoughts on “Sossusvlei e Sesriem, conheça o principal destino turístico na Namíbia

  1. Seu blog está salvando minha viagem para a Namíbia! hehehe.. é muito difícil encontrar informações tão detalhadas sobre lá, obrigada!!
    Estou planejando alugar um 4×4 com camping para fazer a viagem, e fiquei em dúvida se é necessário reservar os camp sites com antecedência ou não. Como vocês fizeram?
    Passaram algum aperto acampando ou foi tranquilo?
    Chegaram a ir em Mariental, para ficar no Kalahari?

    Obrigada!!

    1. Muito Obrigada Luciana, seu comentário nos motiva a continuar escrevendo 🙂
      Acho que viajar de 4×4 com camping (de preferencia aqueles barracas em cima do carro), é a maneira mais conveniente e de acordo com a experiência da viver a Namíbia!! Além de e dar liberdade e aventura, tb tem um pouco de conforto, dentro dos limites do camping. Nos não reservamos os camping site com antecedência, mas assim que chegávamos no local, a primeira coisa era ir buscar a acomodação. Acho que dificilmente terá problemas mas se quiser evitar algum imprevisto pode reserva-los pelo site do http://onlineres.co.za/init/default/index/nwr

      Não tivemos nenhum problema no acampamentos, só fique de olho nos horários das lojas e restaurantes, para não lhe faltar comida e água.

      Nos passamos por Mariental, pois era uma parada conveniente na nossa rota, mas sem qualquer objetivo de exploração turística. Exploramos o deserto de Kalahari durante os longos trajeto de carro, mas não visitamos nenhum lugar especifico.

Deixe uma resposta