Swakopmund – Namíbia

Swakopmund é uma charmosa cidade que surge no encontro do deserto com o mar, ventilada pela corrente de Benguela, que torna o clima ameno o ano inteiro. É uma excelente escolha para se tirar alguns dias folga durante a viagem, pois oferta diversos cafés, e atividades de aventura dos tipos mais variados. Escolher fazer nada também é uma boa opção. Ou seja, Swakopmund serve de base para os viajantes, principalmente para aqueles que viajam solo e sem um meio de transporte privativo, já que tours a partir dali podem ser organizados facilmente para outros destinos de interesse.

swakopmund dicas viagem

 

Swakopmund é a principal cidade de balneário da Namíbia e a segunda mais populosa do país. Conta com um charmoso centro histórico, com referências da arquitetura germânica, cheio de cafés e restaurantes, nos quais os pratos com frutos do mar possuem um destaque principal.

As pessoas ricas da Namíbia – os brancos – possuem suas casas lindas, ou seriam mansões!?, de verão nesta cidade, na quais os residentes podem escolher entre ter a vista para o mar, ou para as dunas do deserto. Que dúvida cruel, certo?

 

swakopmund dicas viagem

 O que fazer em Swakopmund:

Devido a facilidade logística para se chegar a Swakopmund, esta cidade concentra um grande número de viajantes, principalmente aqueles que viajam sozinhos sem um transporte privativo, estabelecendo a cidade como base para conhecer outros pontos de interesse na região. Pode-se (e deve-se) aproveitar da ótima infraestrutura do lugar, e de suas várias opções de atividades outdoor, seja no mar, seja nas dunas do deserto.

Swakopmund desenvolveu uma série de atividades atrativas para os turistas, sendo considerada a capital da aventura no país. Veja a lista de atividades por lá:

Atividades pela Cidade:

  • Passear pela centro histórico

  • Museu de Swakopmund

  • Aquário Nacional Marinho

  • Galeria de Cristais

  • Passeio pelo Orla (porque entrar na água fica apenas para corajosos, já que a temperatura da água fica em torno de 15 graus)

  • Bares e Restaurantes

swakopmund dicas viagem
wikimedia

O que fizemos: Utilizamos a cidade de Swakopmund para desacelerar a rotina frenética que vínhamos enfrentando até então. Famoso “recarregar as baterias”. Escolhemos dormir até mais tarde, interagir com os outros viajantes no albergue, passear sem compromisso pela cidade e resolver algumas pendências que só são resolvidas numa cidade mais central, como: troca de dinheiro, compras diversas de itens de necessidade, consertar a máquina fotográfica, etc. Enfim, recomendamos fazer esse tipo de afazer por aqui, já que a Namíbia não conta com muitas cidades estruturadas espalhadas pelo seu território – ao menos não acessível na rota turística, exceto Windhoek, a capital do país.

Atividades pelas Dunas:

Swakopmund soube explorar bem seu principal diferencial dentre outros balneários pelo mundo, as dunas! Entre várias (muitas) atividades disponíveis, as mais populares são:

O que fizemos: Optamos por andar de bike pelas Dunas. A bicicleta possui rodas mais grossas, bem apropriadas para se locomover no solo arenoso, o que facilita o passeio. Foi uma escolha certa para nosso estilo de viagem, pois fizemos uma atividade física em um lugar esplendoroso. O visual conjunto da cidade com o mar que se tem das dunas é incrível! Fizemos o tour de meio dia, que durou cerca de 3 horas e nos custou N$ 350. Não é muito barato, mas os preços dos passeios giram em torno desses valores.

 

O tour foi bem bacana, pedalamos desde o escritório da empresa, até as dunas, subindo e descendo por elas, com algumas paradas programadas pela guia, para nos explicar mais sobre a região que ali estávamos. Bem interessante.

Atividade pelo Mar e Céu:

Existem algumas opções de passeios de barco para ver os golfinhos, focas, flamingos, etc., mas não é garantido o encontro com os animais, pois, como sabem, é a vida selvagem. A costa de Namíbia também é muito popular para os amantes da pesca.

Também há uma série de opções para se realizar passeios e atividades pelo céu, que apesar de encarecerem sua viagem, contém um custo reduzido em comparação a outros lugares no mundo. Passear de Balão, voos cênicos pelo deserto, pular de paraquedas estão dentre alguns dos passeios que você poderá realizar por Swakopmund, e convenhamos: não é todo dia que você vai poder ver de cima, conjuntamente, tamanha diversidade de cenários únicos na vida –mar+dunas+cidade+deserto.

dicas viagem swakopmund
skydiveswakop

O que fizemos: Estes passeios não estavam na nossa lista de interesses, e, principalmente, no orçamento.

Não realizamos nenhum passeio de barco, porque já vimos e nadamos com golfinhos (por acidente) em outros lugares, como em Fernando de Noronha e Hawaii. E os Flamingos, Pelicanos e Focas avistamos em lagos e na região da costa por conta própria.

Se tivesse com orçamento, e tempo, irrestrito teria optado por voar sobre o deserto.

Flamingos e Pelicanos:

A região de Dorob Nacional Park, na qual a cidade de Swakopmund está inserida, é considerada um santuário de pássaros, sendo habitat de mais de 1.6 milhões de aves. Em qualquer pequena lagoa é possível encontrar grupos de Flamingos pela região. Realmente incrível!

namibia dicas viagem
Rafael Lanna Photographs

O que fizemos:

Visitamos uma lagoa ao sul das praias de Swakopmund ao entardecer, a apenas alguns passos após ao Tiger Reef Beach Bar, e ficamos lá por algumas horas contemplando o movimento dos pássaros, em especial os flamingos e pelicanos.

Onde Comemos:

Escolhemos os Village Café e o Brewer Butcher para fazermos nossas refeições, ambos com preço justo e bem saborosos. Um dia aproveitamo-nos da cozinha do hostel para fazer uma refeição, e ficar por lá para trocar ideias com outros viajantes aproveitando e curtindo a atmosfera multicultural do lugar.

Nossa refeição no Brewer custou N$220,00 pp, prato +bebida, e no Village Café um almoço, sobremesa e dois cafés saiu por N$150,00 (serviu duas pessoas).

Onde nos hospedamos:

Escolhemos o Hostel Skeleton Beachbackpackers, o qual gostamos bastante da infraestrutura, atmosfera e valores. O Hostel tende a estar sempre cheio, portanto seria legal reservar com certa antecedência.

Booking

Valores:

Quarto de Casal com Banheiro: 480 N$ (por sinal foi um ótimo custo benefício)

Camping: 120 N$

Cama em quarto coletivo: 170N$

Como Chegar:

O viajante que se destina a Swakopmund com saída da capital, têm várias opções de transporte, seja de ônibus, ou de trem:

– Ônibus: Horários dos Ônibus de linha pelo link,

Trem: Através da Rede Ferroviária Transnamibiana, que vai Windhoek a Walvis Bay – possui uma para em Swakopmund.

– Carro: Swakopmund também é um dos poucos destinos da rota turística totalmente acessado por estradas de asfalto, pela rodovia B2.

swakopmund dicas de viagem

Diversos pontos de interesse podem ser visitados partir de Swakopmund, e essa é uma das razões pelas quais a cidade concentra um grande número de viajantes, principalmente aqueles que viajam sozinho.

Veja Mais:  Além de Swakopmund

Namíbia – Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem!

 

Deixe uma resposta