Taxas Ambientais e Agendamento

fernando de noronhaPlanejando sua viagem em Fernando de Noronha – Taxas Ambientais e Agendamento

Fernando de Noronha tem um diferencial dos outros destinos brasileiros e não é só pela beleza, existem duas taxas que devem ser pagas para ter acesso a esse paraíso. Alguns passeios pela ilha também precisam ser agendados, veja mais como funciona abaixo:

1. Taxa de preservação ambiental

imagem tabelaA taxa é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha, além da arrecadação em si, é uma forma de controle da entrada de turistas, o máximo de tempo de permanência permitido a um turista ficar em Fernando de Noronha é de 30 dias.

Esta taxa pode ser paga tanto no aeroporto, na hora de chegada, como preencher o formulário e emitir o boleto disponível no site do governo.

Para agilizar sua chegada, aconselhamos preencher o formulário online com os seus dados e da sua viagem, como já dissemos em outro post, é importante que tenhas as informações sobre seu voo e hospedagem já definidos, se tiver algum acompanhante menor de 18 anos, pode ser cadastrado no mesmo formulário, os demais devem ser cadastrados separadamente. Em seguida, será gerado as guias de identificação, o boleto bancário e a Ficha de Controle Migratório.

Fazer o processo online facilita a sua chegada na ilha, sendo que a fila para as pessoas que já efetuaram o cadastro é mais rápida. O site do governo aconselha a pagar o boleto, alguns dias antes da sua chegada a Fernando de Noronha, para que de tempo de processar o pagamento

No entanto, se, por acaso, você sair antes do período programado e pago, terá direito à restituição da diferença antes de embarcar para o continente.

Da mesma forma, se resolver prolongar a visita, procurar o balcão da taxa até o vencimento inicialmente previsto e renovar o período de permanencia. O valor referente aos dias a mais será cobrado. O pagamento pode ser feito à vista, cheque, cartões de crédito, dólar etc.

Note na tabela ao lado que o valor cobrado passa a ser maior a partir do 11 dia.

http://www.noronha.pe.gov.br/

2. Taxa do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

O Parque de Fernando de Noronha, foi em 2001, reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, juntamente com Atol das Rocas, passando a ser responsabilidade de toda sociedade brasileira a sua conservação.

Para ter acesso a algumas praias, piscinas naturais, trilhas ecológicas e a extensão marinha, (mergulho, passeios de barco) é preciso fazer uma carteirinha em um nos postos do ICMBio, assim que chegar em Fernando de Noronha.

Localização em Fernando de Noronha dos postos da ICMBio:

Alameda do Bodró, S/N – Boldró, (perto do Projeto Tamar)

Vila dos Remédios, na praça, ao lado do restaurante Flamboyant

Telefone: (81) 3619-1220 / 1317/VOIP (61) 3103-9863

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: das 8h30 às 12h das 14h às 18h

Sábado e Feriados: 15h às 18h

Domingo: Não funciona

Valor: O ingresso do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, custa R$ 75,00 para brasileiros e R$ 150,00 para estrangeiros. Este ingresso, é válido por 10 dias, dá ao visitante o direito de acessar todas as áreas deste Parque Nacional destinadas ao uso público porém serviços terceirizados especializados devem ser contratados a parte. (guias)

Agendamento ao Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha

O ICMBio monitora as piscinas naturais e controla o acesso para garantir a preservação do ambiente. A visitação só é possível na maré seca, e com o agendamento em um dos postos da ICMBio. Os agendamentos são realizado com até 10 dias de antecedência e é necessário apresentar o ingresso do parque.

Alguns passeios que precisa ser agendado: Praia do Atalaia, (longa e curta), Abreus, Pontinha, Pedra Alta, São José.

Ajude a preservar as piscinas naturais

fernando de noronha

É obrigatório

  • O uso de máscara, colete salva-vidas e snorkell. Estes itens visam a proteção dos ambientes e melhor experiência do visitante.

É proibido

  • O uso de protetor solar, repelente e outros dermo-cosméticos
  • Usar nadadeiras, sapatilhas ou luvas
  • Tocar o fundo das piscinas
  • Perseguir, encurralar ou tocar os animais
  • Interferir ou coletar materiais no ambiente natural
  • Jogar lixo na trilha, praia ou piscina

 

Deixe uma resposta