Vinicolas na Moldávia – O paraíso para os amantes de vinho!

vinicola moldavia

Moldávia e suas Vinícolas

Uma das principais atrações turísticas da Moldávia são suas vinícolas. O pais é um dos 10 melhores produtores de vinho do mundo, segundo especialistas, e é ainda um tesouro escondido para a maioria dos apreciadores da bebida. A Rainha Elizabeth II bebe o vinho Moldavo, e se é bom o suficiente para a realeza, imagina para nós “plebeus”.;)

A cultura vinícola na Moldávia está impressa nesta sociedade há mais de 5 mil anos. Fatos históricos revelam que os colonizadores gregos levaram esta atividade para a região da Moldávia, e o processo foi aperfeiçoado com a invasão do Império Romano. A Uva, fruto do solo moldávo, traz a esperança de um futuro melhor. Esta nação de menos de quatro milhões de pessoas tem conseguido figurar na lista dos principais exportadores de vinho do mundo.

As estatísticas da Moldávia revelam que existem cerca de 142 vinhedos, nos quais 23 recebem turistas para visitação dos processos de produção e degustação dos vinhos. Os vinhedos produzem variedades de uvas locais e internacionais e locais. Aproximadamente 70% são variedades de uvas brancas (Rkatsiteli, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Aligote, etc.), e o restante (30%) são de variedade vermelha (Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Saperavi). Porém a autenticidade dos vinhos Moldavos se dá pelas variedades locais – cerca de 10% das videiras – tais como: Feteasca Alba, Feteasca Regala, Feteasca Neagra, Rara Neagra, Plavai, Viorica, etc.

vinho moldavia

O ponto alto para a visitação à vinicultura Moldava é durante o festival do vinho que acontece no primeiro final de semana de outubro, na capital Chisinau, que atrai turistas, e representantes das principais vinícolas do país, com música e danças típicas da região.

As vinícolas são impressionantes de se conhecer. Possivelmente nos perderíamos sem as visitações guiadas, caso que ocorreu com o astronauta Russo Yuri Gagarin, em 1966, que passou a noite dentro da vinícola Cricova, em uma das salas de degustação que mais tarde recebeu o seu nome em homenagem.

As maiores  e mais visitadas vinícolas são a de Milestii Mici e Cricova. Além dessas, existem outras preciosidades a serem descobertos.

Principais Vinícolas que oferecem tours e degustação

Cricova

022-453 659; Str Ungureanu 1; horário 8am-4pm

A mais famosa das vinícolas na Moldávia, a apenas 15 km da capital Chisinau, com 120 km de labirintos sob o solo, utilizados para a produção e estoque do seu vinho, sendo o espumante o seu mais famoso produto.

vinhos moldavia

Além de ser uma das maiores vinícolas, também apresenta fácil acesso da capital Chisinau para se fazer um tour. Você pode pedir que a recepção do seu hotel agende um horário, (conseguimos para o mesmo dia), ou entrar em contato por telefone. O transporte de Chisinau até Cricova pode ser feito de táxi (cerca de 20 minutos e 90 lei, menos de 20 reais). Já na vinícola, os tours saem em determinados horários, em grupos guiados por guias que falam inglês e romeno. A vinícola oferece transporte para conhecer as ruas internas construídas sob a rocha calcária e diferentes tipos de tour, desde apenas a visitação, a diferentes tipos de degustação. Dura de 45 minutos a 2 horas e meia, e pode custar de 250 lei a 1350 lei por pessoa.

Optamos pelo tour de 2 horas, com direito a conhecer as ruas internas, parte do processo de produção, o museu que abriga uma imensa coleção de garrafas de vinho antigas – uma das maiores do mundo –  e a degustação de 4 tipos de vinho, acompanhada de castanhas, que custou 360 lei por pessoa (cerca de 60 reais).

vinhos moldavia

Se preferir, pode voltar a Chisinau com transporte público, ou solicitar um taxi pela recepção da Vinícola.

Dica: Neste mesmo passeio pode-se visitar a vinícola Acorex,(022-836 630; www.acorex.net; horário 9am-6pm) morro abaixo saindo da vinícola Cricova. Apesar de não disponibilizarem tours, existe uma loja no local que vende vinhos de edição limitada, que dificilmente podem ser encontrados em outros lugares.

Milestii Mici

(022-382 333; horário 9am-5pm Segunda-Sexta)

vinhos modaviaConstruída sob rochas calcárias, esta é a maior adega na Europa com mais 200 km de túneis, e também possui a maior coleção de vinhos do mundo reconhecida pelos Guinness em 2005 (1,5 milhões de garrafas).

Cerca de 20 minutos da capital Chisinau, oferece tours de 2 horas, 250 lei por pessoa, ou tour degustação com a opção de refeição no local, de 500-900 lei por pessoa. O tour na vinícola devem ser feitos com carros privativos, (táxi ou alugado), e com grupos acima de 4 pessoas (porém pode ser negociado) acompanhados de um guia local. O tour termina em um elegante restaurante a 60 metros abaixo do chão. A experiência é muito bem avaliada pelos seus frequentadores.

Sábados e Domingos, são feitos tour para grupos acima de 15 pessoas.

Dica: Quem não tiver a opção de um transporte privativo, ou estiver em um grupo inferior a 4 pessoas pode arriscar ir a vinícola e juntar-se a outros turistas para fazer o tour. Pois é bem provável ter outras pessoas dispostas a compartilhar o veículo para formar o grupo de 4 pessoas, requerido para iniciar o tour.

Purcari

Com produtos de excelente qualidade, estA vinícola produziu o vinho favorito da rainha Victoria – Negru de Purcari.

Ao Sudoeste, 2 horas de carro de Chisinau, está perto do Mar Negro. A vinícola, fundada em 1827, possui uma atmosfera agradável, com castelo de fundação de pedra que fica acima pequenos lagos, acessado via pontes de madeira.

vinhos moldavia

Degustações são oferecidas, com a opção de incluir refeição, assim como acomodação, e tudo por cerca de 1,400 lei. Transfer a partir de Chisinau podem ser organizados.

Chegar lá com transporte público é possível: você pode pegar um maxi-táxi da Estação Central, por volta das 08:50, indo a Palanca, e ele te deixará bem na entrada do castelo (os horários dos transportes podem mudar).

Na mesma região se encontra a vinícola Et-Cetera, que também vale a visita.

Et Cetera

Et Cetera, é uma vinícola nova, administrada por pessoas jovens, localizada na vila de Crocmaz, a cerca de 25 minutos de carro da vinícola Purcari, e cerca de duas horas dirigindo de Chisinau.

vinhos moldavia

Apesar da pouca idade, apresentam vinhos de ótima qualidade, recebedores de prêmios internacionais. Os visitantes podem fazer um tour na propriedade guiados por um dos fundadores da vinícola, e se estiverem no mês de setembro ou outubro podem participar das atividades da vinícola, como a colheita das uvas. Opção de tours, degustação e refeições por cerca de €20. Esta é uma ótima oportunidade para conhecer a fabricação de vinhos em menor escala.

Chateau Vartely

Localizado na cidade de Orhei, a uma hora de Chisinau, o Chateau Vartely, oferece opção de tour, refeição e acomodação, lugar perfeito para explorar a atmosfera rural da Moldávia.

Para quem visita a região em seu carro privativo, pode-se incluir a visita ao Orheiul Vechi, cerca de 20 minutos da vinícola.

Cojusna

69-300 043, 022-615 329; Str Lomtadze 4; horário 8am-6pm

A apenas 12 km de Chisinau, sem tanta sofisticação como as demais citadas neste artigo, esta adega compensa em charme e boa vontade dos hospedeiros em receber os visitantes. Costumavam produzir cerca de 12.000 garafas por hora durante o periodo comunista, mas o sistema de distribuição entrou em colapso junto com a Uniao Sovietiva.

Tours em inglês estão disponíveis com agendamento prévio. Oferecem passeios de 2 a 3 horas, com refeição opcional, servidas em uma salão impressionante, com mobiliário de madeira esculpido a mão. Os valores vão de 250 lei a 390 lei por pessoa, incluindo uma garrafa de vinho, degustação e refeição.

Chateau Migdal P

Na mesma vila de Cojusna está esta adega, Chateau Migdal P, transformando seu passeio em 2 em 1. Tours a partir de 300 lei, por pessoa, com refeição inclusa 900 lei.

Quais Vinhos comprar:

Muitas marcas podem ser encontradas nos mercados, e outras em lojas especializadas como a Carpe Diem em Chisinau. Prove o máximo possível durante suas refeições nos excelentes restaurantes da capital e leve para casa os quais seu paladar aprovar.

De acordo com a Associação de Somelies da Moldávia segue lista dos melhores produtos disponíveis.

vinhos moldavia
Trouxemos para casa o quanto coube na mala!

 1.Cricova Grand Vintage 2006

(vinho espumante)

Produtor: Cricova

  1. Riesling de Rhein, Late Harvest 2010

Produtor: Fautor

  1. Pinot Grigio 2012

Produtor: Purcari

  1. Negru de Purcari 2010

Produtor: Purcari

  1. Merlot Kvint 2009

Produtor: Kvint

  1. Lupi Gitana Winery 2009

Produtor: Gitana

  1. 5 elemente Eqinox

Produtor: Eqinox

  1. Feteasca Neagra 2011

Produtor: Et Cetera

  1. Rara Neagra Chateau Vartely 2011

Produtor: Chateau Vartely

  1. Cabernet Mezalimpe 2009

Produtor: Mezalimpe

Tem mais interesse pela Moldávia? visite o link com as informações gerais para seu planejamento

 

Vinhedos moldavia
Coleção de Vinhos Cricova

Deixe uma resposta