Mzansi – Melhor restaurante da Cidade do Cabo

Este texto é muito especial, pois simboliza o tipo de experiência que buscamos quando nos aventuramos em nossas viagens. Experiências essas, que expandem nossa consciência de mundo e nos tornam pessoas melhores.

melhor restaurante cidade do cabo

Como um restaurante pode ser parte de uma grande mudança positiva no mundo!?

A cada novo destinos para o qual viajamos, comer faz parte das atrações. Nós acreditamos que o alimento é capaz de transmitir-nos a cultura do local através de sabores e aromas. Na Cidade do Cabo ficamos muito animados quando descobrirmos sobre um restaurante africano, em Langa, bairro reconhecido por ser o destino de residência de pessoas negras no periodo pré-apartheid.

Dirigimos facilmente até Mzansi, o restaurante. Chegando lá, fomos informados da necessidade de se fazer reservas antecipadamente, porém como havia um grupo grande para o almoço, eles poderiam nos atender se esperássemos alguns minutos. Aguardamos felizes pela sorte de sermos recebidos mesmo sem reservas.

LangaRestaurant

 

A refeição:

A refeição servida em buffet foi fantástica. Tivemos um grande banquete, com comidas típicas africanas – carnes ao molho, muitos legumes com especiarias, servidos de uma forma que nunca antes havíamos provado. Enquanto faziamos nossa refeição, músicos locais tocavam lindamente para nós. Quando terminamos de comer, após repetir algumas vezes, nos foi servida a sobremesa – uma especie de pudim de laranjada com calda quente maravilhosa. E após este momento, a Mama, dona do restaurante, se sentou conosco para contar sua história:

mzansi (1)

 

A história:

Hoje, onde é o restaurante, antigamente era a casa em que ela cresceu junto com sua mãe e irmã. Era uma pequena casa de dois cômodos, na qual era dividido o banheiro com outras pessoas da comunidade. Mama conheceu seu marido durante os protestos dos estudantes em 1976 contra os sistema de educação disponível para a poulação negra, durante o apartheid. Segundo ela, as aulas de economia se resumiam a como serem boas faxineiras. Seus primos, e este que viria a ser seu marido, foram presos no protesto, e ela ao visitar seus primos, se apaixonou pelo rapaz que se tornou seu marido.

Passado o tempo, e com o fim do apartheid, Langa (o bairro) começou a receber grupos de turistas para conhecer a comunidade. Perspicaz, a mãe de Mama sugeriu que começasse um restaurante para receber as pessoas em sua casa e servir comida africana, pois se eles estavam interessados em ver como era a realidade de Langa, também deveriam ter interesse em conhecer melhor como as pessoas viviam, suas casas e fazer um refeição típica. Este fato aconteceu há cerca de 10 anos atrás.

Mama comprou a ideia de sua mãe, levou dois anos juntando dinheiro para comprar utensílios de restaurantes usados, e quando finalmente inaugurou seu empreendimento não teve o retorno esperado. Os turistas não estavam aparecendo. Apesar de contactar alguns guias conhecidos da região, eles a informaram que as pessoas não tinham confiança em ir ao bairro de Langa, pois acreditavam que poderia ser perigoso.

Mama estava quase desistindo do seu negócio, já que apenas alguns grupos de clientes apareciam de épocas em épocas, na maioria jovens que iam a Africa para estudar. E foi um desses estudantes que pediu a autorização para incluir o restaurante Mzansi no TripAdvisor. Mama aceitou, porém com muita descrença, pois como competiria com tantos restaurantes sofisticados da Cidade do Cabo?!

Mzansi no TripAdvisor.

Alguns meses se passaram e um de seus filhos a informou que o Mzansi estava em 30º lugar na lista de restaurantes, e ela não se supreendeu porque acreditava que deveria ser o trigézimo restaurante de uma lista de 30! Porém fora informada de que a lista continha mais de mil restaurantes!!

Mzansi a cada dia recebia melhores avaliações. Ligações internacionais começaram a surgir, turistas querendo reservar a sua ida ao restaurante, mas quando eles chegavam a Cidade do cabo eram desencorajados a frequentar Langa pelos recepcionistas dos hoteis, e mesmo tendo reservado alguns não apareciam, e toda a comida preparada teria que ser doada, faltando também pagamento para os colaboradores. Mama enfrentou mais um obstáculo, que dificultava sua continuidade no negócio.

Como ser Top 1 restaurante na Cidade do Cabo:

Mzansi chegou a Top 1 na cidade do Cabo, porque Mama faz com que seus clientes se sintam como seus convidados, e oferece uma experiência de vida incrível, servindo um alimento preparado com amor e sabores, acompanhados de músicos talentosos tocando suas canções com alegria. Foi algo realmente muito especial, não conseguia segurar as lágrimas de verdadeira felicidade por fazer parte daquele momento.

Mzansi muda não só a vida dos convidados, mas dá oportunidade de uma vida mais digna para toda a comunidade, pois os colaboradores têm um lugar para trabalhar perto das suas casas e os músicos têm a chance de mostrar seu trabalho. Além disso, alguns dos alimentos consumidos são produzidos por um grupo de mulheres que utiliza espaços vazios do bairro para cultivá-los.

melhor restaurante africa do sul

Lição de vida:

Minha mente simplesmente se encheu de inspiração com toda a experiência que tivemos no Mzansi, de como a internet pode capacitar boas iniciativas.

Apesar de ser um lugar para turistas, não nos sentimos em um programa para tal e sim em uma experiência autêntica de vida e superação. Percebemos que as pessoas que frequentaram este restaurante também estavam em busca de lugares verdadeiros, que além dos sabores e aromas, também nos despertam o sentimento de esperança e amor, pois as avaliações daqueles que frequentaram o Mzansi, um simples restaurante, o tornaram Top 1 do TripAvisor dentre mais de mil estabelecimentos, competindo com muitos chefs renomados, garantindo uma visibilidade antes inimaginável para a Mama e todos ao seu redor.

melhor restaurante cidade do cabo

 

Ps. Não esqueça fazer sua reserva antes de ir ao Mzansi!

Veja mais sobre a Cidade do Cabo

Deixe uma resposta