Visto para Moldávia

Brasileiros precisam de visto para a Moldávia, porém felizmente você pode consegui-lo online. Pode parecer um pouco complicado no início pelos diferentes tipos de documentos que eles exigem, mas na verdade o processo foi simples.

visto moldavia

Quais os documentos necessários para o Brasileiro tirar o visto para a Moldávia?

o    Passaporte brasileiro com validade mínima de 3 meses após o prazo de estadia

o    Passagens de ida e volta

o    Voucher de hotel ou garantia de acomodação

o    Prova de fundos monetários suficientes para cobrir o período de estadia no país (mínimo de 30 euros por dia, mas não menos do que 300 euros para quem ficar menos de 10 dias)

o     Seguro de Saúde válido no Território da Moldávia, (cobertura mínima de 30.000 euros);

Brasileiros NÃO precisam de uma carta convite para obter o visto da Moldávia.

visto moldavia

Qual o Tipo de Visto para Turista?

O visto para turista é o tipo C e lhe permite um tempo de permanência de até 90 dias.

Quanto Custa?

Custa 60 euros e pode ser pago com o cartão de crédito pelo sistema do governo.

Acesse o site para obter o visto.

Como fizemos:

A princípio não sabíamos sobre a opção de visto online. Portanto moldamos nosso roteiro para obter o visto em Sofia, capital da Bulgária. Porém ao contactar as informações turísticas da Moldávia pelo email info@turism.gov.md, nos informaram da opção de obter o visto online. Durante o processo do visto online para Moldávia, também troquei vários e-mails com o governo para tirar dúvidas, e eles foram bem solícitos nas respostas.

No processo online você completa as informações requisitadas e anexas alguns documentos. Tivemos algumas dúvidas em relação aos seguintes documentos, na qual vou compartilhar como foram resolvidas:

o    – Passaporte brasileiro com validade mínima de 3 meses após o prazo de estadia  ok

o    Passagens de ida e volta: Esse era um dos problemas, pois iríamos de ônibus para a Moldávia e as passagens seriam compradas apenas quando estivéssemos na Romênia.  Então fomos orientados pelo Consulado da seguinte forma:

‘’Attach a declaration (a short one), in written form in which you will describe the situation with your flight and bus ticket’’.

Então escrevemos num campo de texto próprio do formulário online, as informações e dados do voo de chegada pela Romênia, e a forma de transporte planejada para chegar na Moldávia (ônibus, a princípio). Não tínhamos (não encontramos) os dados assertivos das empresas de ônibus da Romênia para colocar na declaração, assim informamos que seriam compradas nos destinos de partida, e a passagem de retorno seria comprada em Chisinau.

o    Voucher de hotel ou garantia de acomodação.

Simples de resolver, bastou uma cópia da reserva do booking – ou outra empresa que você escolher.

o    Prova de fundos suficientes para cobrir o período de estadia no país, mínimo de 30 euros por dia, (mas não menos do que 300 euros para quem ficar menos de 10 dias)

Tínhamos dinheiro suficiente, mas na imigração não nos foi requisitado apresentar quaisquer comprovações financeiras.

o     Seguro de Viagem valido no Território da Moldávia, (cobertura mínima de 30.000 euro);

Usamos o seguro de viagem fornecido pelos Cartões Visa ou Mastercard, para a união europeia eles emitem o certificado Schengen, o qual anexamos no processo de visto.

 ‘’Ao planejar sua viagem, você conta com o Certificado de Schengen, caso tenha pago o valor integral das passagens com o seu Cartão* para você, seu cônjuge e seus filhos menores de 23 anos, viajarem mais tranqüilos.  O Certificado é válido para emergências médicas em viagens a países da União Européia que sejam signatários do Tratado de Schengen, e tem valor de até € 30.000*

*opção disponível para algumas bandeiras de cartão.

Tentamos esse processo de visto algumas vezes, pois a página dava seguidos erros durante o pagamento do visto, até que na terceira vez (ufa) obtivemos sucesso em cadastrar o visto para a Moldávia, o qual foi aprovado em 2 a 3 dias.

Entramos (e saímos) na Moldávia pela fronteira com a Romênia de ônibus, e não tivemos problemas com a documentação, além de não nos ter sido solicitado a apresentação de nenhum outro documento (exceto passaporte com a impressão do visto). Mesmo assim, para evitar possíveis desconfortos, é importante ter cópias de todos arquivos que foram anexados no processo: Reserva de hotel, confirmação de voo de volta para seu destino (mesmo que seja por outro pais), algum dinheiro e cartões de crédito, o seguro de viagem etc.

Tem mais interesse pela Moldávia? visite:

Moldávia

15 thoughts on “Visto para Moldávia

  1. OLA pessoal do Habito Mundo, gostei muito do seu blog, e estarei indo viajar para Moldavia em setembro/17, estou tendo muita dificuldade em entender onde eu envio os documentos para o visto e onde pago o visto , poderiam me ajudar , ja que vcs fizeram esse processo.
    obrigada
    Marli

    1. Olá Marli, obrigada pelo seu feedback: você entra no site: http://www.evisa.gov.md/ e acessa no topo direito da pagina ”Apply online for a visa” Apply Now. Lá você segue os passos, e se tiver alguma dúvida específica entra em contato com o email da imigração. Os seus documentos são anexados no site, e o visto você recebe por email, em formato de pdf. Ai é só imprimi-lo e leva-lo com você. Esse processo de visto é comum em outros países que também oferecem essa opção de visto online.

  2. Eu AMO viajar pra países exóticos, mas pagar 60 Euros somente pra um visto que alguém de outra nacionalidade semelhante tem de graça, além de toda essa burocracia de documentos, infelizmente Moldávia ficará na geladeira por um tempo pra mim…

  3. Olá! Estou realizando o processo para obtenção de visto online para a Moldávia, e essa página esclareceu algumas questões em relação ao pedido online. Mas ainda tenho uma questão: Eles perguntam qual o tipo de documento, e diferentemente do formulário em papel, não existe a opção de passaporte comum/ordinário. Saberiam informar qual opção devo colocar? Abraços

    1. Olá Bernardo. Agradecemos bastante o comentário, e ficamos felizes que estamos conseguindo ajudar.
      Você deve colocar a opção “National Passport of Foreign Citizen”.
      Persistindo alguma dúvida, não hesite em escrever novamente para a gente.
      Lembrando que também pode entrar em contato com o Governo da Moldávia através do email info@turism.gov.md. Eles foram sempre muito solícitos em responder nossas dúvidas.

      1. Muito obrigado Fabiane! Estava realmente em dúvida sobre o que colocar. Ia mandar o email para o governo hoje, mas com essa resposta posso solicitar meu visto de uma vez!

        1. Olá Bernando, se tiver tempo envie o email para o consulado e compartilhe a resposta com a gente. Compartilhamos a maneira com que fizemos e deu certo, porém não garante seu sucesso 100%. Pois acredito que só o consulado para confirmar a jeito certo de fazer. Obrigada e Boa Viagem!!

      1. Olá Ana. O visto é impresso, você receberá por email, e precisa de cópia para entrar no país. Para entrar na Moldávia, nós mostramos o passaporte e uma cópia do visto. E sim, eles carimbaram nosso passaporte na entrada e saída do país. Como chegamos de ônibus, o controle de passaporte foi na fronteira entre os países, Romênia e Moldávia.

        1. Fabiane, tudo bem?
          Estou em uma parte do site para pedir o visto….na parte onde anexo documentos. No primeiro eles solicitam anexo de documentos provando o motivo da visita. O que vocês anexaram? E na prova de fundos, o que vocês enviaram? Muito obrigado, bem bacana a matéria.

          1. Olá Roberto, obrigada pela pergunta.

            Sobre o motivo da visita: ”Brasileiros NÃO precisam de uma carta convite para obter o visto da Moldávia.” portanto apenas colocamos o anexo do comprovante de reserva do hotel.
            Sobre os fundos: não anexamos nada, apenas tínhamos dinheiro suficiente quando entramos no país apesar de não ter sido cobrado nada na entrada.
            Mas se estiver inseguro ainda, sugiro entre em contato com o email do departamento de vistos, eles foram bem solícitos em responder minhas duvidas.
            Abraços e Boa Viagem!

  4. Olá! Estou fazendo a solicitação do meu visto moldavo e esse post me ajudou bastante! Comprei a minha passagem com um cartão que oferece esse mesmo plano de seguro viagem que vcs mencionaram, mas fiquei com uma dúvida: a Moldávia não faz parte da zona Schengen. Ainda assim foi aceito sem problemas? A rigor, esse seguro não seria válido em território moldavo, não? Vcs precisaram usar ele alguma vez? Valeu!

    1. Olá Sófia, fico muito feliz que o post tenha lhe ajudado!! A principio, talvez seja bom voce contactar seu cartão e confirmar se ele oferece cobertura para a Moldavia. O certificado Schengen foi adicionado na hora de fazer o visto, além disso eu tirei a duvida por email com o setor de vistos e a pessoa que me respondeu, não teve objeções sobre o fato (pois eu adicionei o certificado emitido em nome do meu esposo para meu processo de visto) .
      Já usamos o seguro do cartão uma vez na Tailandia, e ficamos satisfeitos com o processo, pois foi rápido e não tivemos que desembolsar as custas. Mesmo estando em uma pequena ilha, o atendente nos indicou uma clinica que nos atendeu de maneira satisfatória .

Deixe uma resposta