Monastério de Rila

 Para Planejar sua viagem pela Bulgária acesse o link principal 🙂

rila monasterio

O que esperar:

O Mosteiro de Rila é um lugar santo para os búlgaros. Além disso, é considerado uma das principais atrações do país, sendo o principal monastério da Bulgária – talvez por sua importância histórica – fundado em 927 DC, como refúgio de um ermitão. Sofreu várias restaurações e reconstruções desde então, e foi vital para a preservação da cultura búlgara e da sua religião durante o domínio otomano no país. Considerado uma preciosidade do Renascimento búlgaro do século XIX, foi Declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1983.

Sua localização fica em um vale entre as montanhas de Rila, coberto de bosques, ao sul de Sofia. Visitado por vários peregrinos búlgaros e turistas, fica lotado no verão e finais de semana, enquanto durante outras épocas você pode encontrar-se sozinho neste lugar.

O complexo abriga o monastério (aberto das 6:00 as 21:00), dois museus (8 lv cada, das 8:00 as 5:00), uma Igreja pintada com cenas das passagens bíblicas e uma outra igreja que se chega através de trilha aonde também se encontra a tumba de São Ivan.

Processed by: Helicon Filter
Wikipedia

Quanto Tempo:

Para visitar o monastério não é preciso mais que 3 horas, mas também existe a opção de fazer algumas trilhas (para conhecer a outra igrejinha e a tumba de São Ivan ao redor do monastério pelas montanhas de Rila). Porém eu guardaria esse tempo e energia para seguir viagem para a região dos Sete Lagos nas montanhas de Rila.

  • Os Sete Lagos ficam entre Sofia e o Monastério de Rila, considere seu destino anterior e posterior para organizar a sequência de passeios, entre o Monastérios e os Sete Lagos, caso deseje incluir ambos em seu destino.
Rila Monasterio
wikipedia

Como Chegar:

O monastério de Rila está a cerca de duas horas de carro de Sófia, a 120 km ao sul. O melhor meio para se locomover por lá, principalmente para quem pretende visitar os 7 Lagos, é alugar um carro e utilizar o SIM (chip de celular) card local, para se ter acesso à internet 3G/4G, e se guiar com os apps de gps (Waze ou Google Maps). Esta foi nossa opção, o que facilitou muito nossa viagem. Porém para quem prefere o Transporte público existem as seguintes opções:

ri

Ônibus: Ônibus da estação “Ovcha kupel” (que não é a mesma da Estação Central) direto para o Monastério, todos dias as 10:20 e volta 15:00 (confirme o horário, as linhas podem mudar). Ou pegue um ônibus para Dupnitsa, tanto da estação central como de Ovcha kupel e de Dupnitsa, o próximo ônibus para o Monastério. Se esta for sua opção, você deve sair bem cedo para  estação central (antes das 8h).

Trem: Da estação central de trem, em Sofia, você pode pegar um trem para Dupnitsa, e de lá pegar o ônibus para o Monastério, horário: http://www.bdz.bg/en/

Shuttle Bus: parte 9:30 de Sofia, e chega no Monastério as 11:30, e retorna as 15:30, chegando em Sofia as 17:30, por 19.95 EUR  http://www.rilashuttle.com/rila-monastery/

Obs: por esse valor é melhor alugar um carro se tiver condições de dirigir.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre a história do Monasterio de Rila, sugiro o site drieverywhere, e para quem tem interesse em fazer as trilhas perto do monastério, o blog do viajepordois.

wikipedia
wikipedia

Restaurante e Acomodações:

Hotel Tsarev Vrah:  site; (s/d/tr 35/45/60 lv) Propriedade cerca de 150 m dos portões do monastério

Rila Monastery’s Rooms: site. Quartos disponibilizados dentro do monastério.

Rila Restaurant:  Pratos principais a partir de 7 Lv,

Nossa Experiência:

Alugamos um carro e incluímos o monastério de Rila durante o translado entre Sofia para Melnik: saímos cedo de Sofia, passamos o dia nos 7 lagos (ver abaixo) e de lá fomos para o monastério, deu cerca de 40 minutos dirigindo (entre os lagos e o monastério).

Chegamos perto das 4:30 horas da tarde, e o monastério estava aberto, assim como a Igreja. Já o restante das coisas estava tudo fechado, lojinhas de souvernis, museus, a banca das famosas rosquinhas e qualquer tipo de informação. Além de nós e os monges havia mais 4 visitantes no local.

Lemos muitas indicações sobre o Monastério de Rila, talvez isso nos fez criar uma grande expectativa sobre o lugar, que é bonito e interessante, mas não nos surpreendeu muito. Porém de qualquer forma acredito que seja um destino a ser visitado para tirar suas próprias conclusões.

As igrejas ortodoxas são bonitas, todas pintadas com representações bíblicas, usa-se muito o dourado tanto nas pinturas como nos ornamentos. A cereja do bolo foi que recebemos uma breve explanação sobre o lugar da uma búlgara, ela nos contou que em uma caixa que estava ali na igreja, continha pedaços de relíquias (ossos) que havia pertencido a Maria, e alguns apóstolos. Estes foram doados por um Senhor há muito tempo atrás, e não se sabe como ele havia obtido essas relíquias. Além disso, ali também estava enterrado o corpo de São Ivan, que de acordo com os peregrinos é capaz de atender às súplicas dos crentes. Eu também fiz o meu pedido, e acredito que um dia será atendido e todos nós poderemos viver em um mundo melhor (=D).

No caminho de volta ainda tivemos a sorte de encontrar pastores e ovelhas, e isso me deixou muito feliz, já que, apesar de ser da roça, não tinha visto tal fato ainda.

Infelizmente as fotos dessa parte da viagem se perderam12093339_1506553246331366_1094927590_n

Veja Mais Destinos:

Plovdiv

Sete Lagos

Melnik

Koprivshtitsa

Sófia

Veliko Tarnovo

 Para Planejar sua viagem pela Bulgária acesse o link principal 🙂

Deixe uma resposta