Sete Lagos, Montanha de Rila – Bulgária

The 7 Rila Lakes

7 lagos rila

 Para Planejar sua viagem pela Bulgária acesse o link principal 🙂

O que esperar:

Com certeza esse foi um dos pontos altos de toda a viagem. Por acaso encontramos indicações desse lugar na internet, e vimos que as fotos eram tão incríveis que resolvemos inclui-lo no nosso roteiro em cima da hora. E com certeza não nos arrependemos, pois o visual é de tirar o folego, incrível! Os 7 lagos de Rila são maravilhas da natureza, formados por águas de desgelo da neve, estão situados em diferentes altitudes nas montanhas mais altas dos Balkans. Felizmente eles todos podem ser acessados através de uma caminhada de nível médio durante o dia.

7 lagos rila bulgaria

Quanto tempo:

Sugerimos um dia, com a opção de estadia no alto da montanha, com a paisagem para um dos lagos, ou se preferir siga caminho para o monastério, dependendo da sua logística. Existem inúmeras oportunidades de caminhadas (“hikings”) pela região, que é espetacular.

A partir do teleférico, o trajeto principal para visualizar os 7 lagos, leva em torno 5 horas.(explicamos mais a baixo)

Como chegar:

A melhor forma de chegar até lá é de carro, principalmente para quem tem o tempo como um fator limitante. De Sofia, o trajeto levou cerca de 1:40 minutos. Chegamos lá facilmente com o google maps até o ponto mais alto permitido chegar por conta própria, e lá existe um estacionamento e a partir dali, pode-se seguir caminho por trilha ou pelo teleférico.

7 lagos

Transporte Público: De Sofia, pode-se acessar Dupnitsa, por ônibus ou trem, e de lá um ônibus para Sapareva Bania, ou um ônibus direto para Sapareva Bania. Em Sapareva terá que procurar por um táxi até o teleférico que lhe levara ao topo da montanha.

Tours: Pode procurar alguma agencia de turismo ou a banca de informações do seu hotel sobre passeios privativos para o 7 lagos de Rila rilashuttle

Como acessar os 7 Lagos:

Primeira Parte: Teleférico ou Caminhada

A partir do momento que você chega até o estacionamento na base do teleférico, você tem duas opções: subir até o topo da montanha caminhado, cerca de 2 horas de caminhada, ou pelo teleférico (18 Lev, por volta de R$36) ida e volta, cerca de 20 minutos, passando entre a florestas de pinheiros. Existe relato de filas longas para o teleférico na alta temporada, mas estávamos em outubro e a região estava bem vazia.

Optamos por fazer esse trajeto de ida e volta pelo teleférico, (existe também a opção de comprar apenas um trecho) porque sabíamos que chegando lá haveria uma caminhada de cerca de 4 horas para acessar os 7 Lagos.

7 lagos rila bulgaria

Segunda Parte:

Quando descemos do teleférico no alto da montanha logo encontramos um Lodge, que provavelmente serve de base e aluguel de equipamentos de esqui no inverno, e também disponibiliza hospedagem. Poucas pessoas no caminho, e uma sinalização discreta por qual caminho subir para avistar todos os lagos. Passamos ao lado do logde e seguimos morro acima até chegar a crista do primeiro morro. (Quase morremos nesta parte, Rsrs) A partir dali você segue em direção a sua esquerda, e logo no início você avista o primeiro dos lagos. Após a subida inicial, o restante da caminhada é bem prazerosa, você vê do alto 4 dos lagos, e no final está perto de mais dois deles, e aos pés de mais uma montanha.

7 lagos rila bulgaria

Terceira Parte: Até o topo

Subir até o topo exige um pouco mais de esforço, mas não precisa de muita habilidade. No meio do caminho você enxerga de perto mais um dos lagos, e foi por ai que eu parei L. O Sergei chegou até o topo, de onde se tem uma visão 360º e pode ser avistados os 7 Lagos, sendo que o último se encontra atrás da montanha que estávamos subindo.

7 lagos rila bulgaria

Quarta Parte: Volta

Após a descida do topo, você pode voltar pelo mesmo caminho – que é o mais rápido, ou optar por um caminho diferente, como nós fizemos. Voltamos passando pelos lagos que havíamos visto de cima, pois de longe parecia um caminho mais curto (ledo engano, Rsrs.) As paisagens foram lindas, mas o caminho interminável. Portanto calcule sua energia caso for optar por algo diferente.

7 lagos rila bulgaria

Acomodação:

Você pode reservar acomodações na vila Panichishte , que está localizada a alguns minutos do Teleférico ou Sapareva Banya, mas também existem algumas acomodações disponíveis no topo da montanha, apesar de não ter achado nenhum contato na intenert e demais informações sobre estas estadias. Mas segue o nome de algumas delas se quiser pesquisar:

  • Rila Lakes Hut
  • Lovna Hut
  • Seven Lakes Hut
  • Ivan Vazov Hut
  • Vada Hut
  • Malyovitsa Hut

 Nossa Experiência:

Segue meu relato sobre a caminha ao 7 Lagos, para quem quiser descontrair:

‘’O percurso de teleférico foi loooooongo, cerca de 20 minutos passando frio. Chegamos e avistamos o hotel, e conforme dicas do senhorzinho do centro de visitas (que fica no alguns minutos de carro antes do teleférico), seguimos morro acima do Hotel por uma trilha já destacada. Aff foi de perder o folego já nos primeiros passos. Eu na minha inocência ou desespero pensava: 1.30 h até o topo para o Senhor, eu que sou quase jovem vou fazer em 30 minutos :SSS. Conseguimos chegar ao topo do primeiro morro e de lá e fomos avistando os lagos, 1, 2 3, …. eu já estava muito cansada, com uma mistura de alegria pela vista linda e desespero porque sabia que a vista eram dos 7 e só tinha aparecido 3!! Seguimos andando sobre o topo com sobes e desces menos dramáticos que o inicial e fomos avistando mais dois lagos, lindos. Passamos um pouco de frio, mas alguns momentos o sol saia de trás das nuvens para nos aquecer, o que deixava a paisagem mais bonita colorindo de verde os lagos.

http://habitomundo.com.br/porque-voce-deveria-ir-a-moldavia/

Continuamos seguindo os andarilhos e o meu desespero chegou ao ápice, quando olhei longe, no ponto mais alto e vi algumas pessoas. Eu já não aguentava mais, mas não queria perder de chegar ao melhor lugar e desacompanhar meu amado, pois tinha certeza que o Sergei subiria até o topo. Continuamos andando, e mais e mais subidas, e até passamos por uma cachoeira, que serviu para encher as garrafas com água. E avistamos o 6º lago. Neste ponto eu desisti. Sergei subiu até o topo. Eu fiquei admirando a vistas dos 5 lagos, (cinco de uma lado e dois do outro lado das montanhas). Fiz um vídeo de desespero e tristeza por não chegar ao final. Fracasso! Mas mesmo assim a vista era linda!! Acho que ele chegou ao topo e não teve uma vista tão linda quanto a minha, mas nunca vai me confessar!!

sete lagos rila montanha bulgaria

Hora de voltar. De cima se vê outros caminhos, e uma outra opção era voltar passando pelos primeiros lagos que vimos na ida, pois até parecia mais perto. Descemos e fomos passando pelos outros lagos, que antes só tínhamos visto de cima, mais lindo ainda de perto e obtemos fotos incríveis. Seguimos andando por 40 minutos e quando eu achei que estávamos quase perto do ponto inicial, eis que surge um vale enoooormeee na nossa frente. Na minha cabeça levaríamos um dia para atravessa-lo. Aí vem o conselho do Senhor do centro de visitas, vão e voltem pelo mesmo caminho….

Deveríamos ter filmado o nosso desespero, porque isso já era 3 horas da tarde e nós male mal havíamos comido um café da manhã.”

Vivemos para contar a história, mas as melhores fotos deste destino também foram perdidas.

Nossas Conclusões:

Vá! Foi nossa paisagem preferida durante o roteiro dessa viagem (Romênia, Bulgária e Moldavia). A vista é deslumbrante, super recomendado para quem gosta de belezas naturais, além de dar uma mudança de ares diante de tantas cidades históricas.

A caminha leva cerca de 4 horas. Eu não cheguei até o final porque acredito que ainda estava sob efeito do jetlag. Mas não se assuste, pois a caminhada é de nível intermediário, e acredito que até os fora de forma conseguem fazê-la. Porém lembre-se de estar com roupa apropriada, pois apesar de você estar se exercitando, o alto de uma montanha sempre é frio, e tenha líquidos e comida suficiente para sua necessidade. Sempre tenha bebida e comida com você! Lá não havia nenhum lugar para comprar alimentos quando estivemos por lá.

sete lagos rila montanha

 

Veja Mais Destinos:

Plovdiv

Veliko Tarnovo

Melnik

Koprivshtitsa

Sófia

Monastério de Rila

 Para Planejar sua viagem pela Bulgária acesse o link principal 🙂

Deixe uma resposta