Quando ir: A melhor época para viajar pela África do Sul

southafricasafari

A África do Sul tem um clima agradável na maior parte do ano, com verões nem tão quentes e invernos amenos. A escolha da melhor época para visitar o país depende dos seus pontos de interesse, pois para cada atividade há uma estação mais apropriada.

Por estar no hemisfério sul, a África do Sul possui as estações do ano nos mesmos meses que o Brasil: verão de dezembro a fevereiro, e inverno de junho a agosto. Já o clima pode ser chuvoso ou seco em qualquer uma das estações, a depender da região do país.

As regiões norte, central e leste, que incluem áreas de interesse como Kruger National Park, Johannesburg, Kwa Zulu Natal, Madikwe Game Reserve, Drakensberg Mountains e o estado livre, possuem verões chuvosos e invernos amenos e secos.

Já o lado oeste , que inclui a Cidade do Cabo, Rota Jardim (Garden Route) e arredores até a costa sul por volta de Porto Elizabete, é exatamente ao contrário, possuindo invernos chuvosos e verões secos.

O interior norte do país tem pouca precipitação de chuvas o ano inteiro e é considerado clima semi-árido, ou desértico em alguns lugares.

cidade-do-cabo (1)

Alta Temporada (novembro – março):

Melhor época para aproveitar as férias na praia na Cidade do Cabo e conhecer a Rota Jardim (Garden Route).

As épocas entre meio de dezembro, e meio de janeiro são a mais procuradaa por turistas, portanto espere lotação máxima e preços mais altos.

Durante essa época é necessário reservar com antecedência as hospedagens e passeios tanto em Parques Nacionais, como na costa.

Meia Estação (abril – maio, setembro – outubro)

Clima de outono e primavera, respectivamente.

Final de maio melhoram as condições para se obsevar a vida selvagem.

Já final de agosto e início de setembro caracteriza-se pela época das flores silvestres.

De julho a outubro é a temporada de observação das baleias nos arredores da Cidade do Cabo, sendo em setembro o período de maior incidência de aparecimento.

Baixa Estação (junho – agosto)

Ideal para observar a vida selvagem, pois são os meses mais secos na região dos Safáris, levando os animais a se movimentarem mais em busca de água.

Veja Mais: Safári na África do Sul, o Parque Nacional do Kruger é a forma mais barata de se fazer um Safári no Mundo!

Mas são os meses mais chuvosos na região da Cidade do Cabo.

E os preços tendem a ser mais baixos.

O nosso principal ponto de interesse era conhecer a vida selvagem, mas sem deixar de aproveitar a charmosa região da Cidade do Cabo, e suas vinícolas. Nós optamos por viajar no mês de junho, pois tínhamos uma janela de tempo disponível para viajar nesta época, o preço da passagem estava bom (pra época), além de ser a melhor época para os Safáris. O pesar ficava pela época de chuvas na Cidade do Cabo, mas mesmo assim teríamos as vinícolas da região para aproveitar. Acreditamos que a época ideal seja entre os meses de agosto a setembro, pois pode-se aproveitar tanto o inverno seco na região dos Safáris, a alta temporada das Baleias e a também menor incidência de chuva na região do Cabo.

Não perca!! Veja os demais artigos sobre a África do Sul, para lhe ajudar a planejar sua viagem para esse país maravilhoso:

África do Sul

Entre taças e leões

Cidade do Cabo – África do Sul

 

Hospedagem na Africa do Sul

Como viajar pela África do Sul – Transporte

Roteiro Africa do Sul – 21 dias

Mzansi – Melhor restaurante da Cidade do Cabo

10 dicas para conhecer uma das melhores regiões vinícolas do Mundo!

Você talvez tenha interesse no seguinte artigo:

Namíbia – Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem!

3 thoughts on “Quando ir: A melhor época para viajar pela África do Sul

    1. Oi Adriana,

      Viajamos no mês de junho e os dias foram frescos, cerca de 10 a 20 graus, com alguns dias nublados e outros com sol. Veja a previsão do tempo da época que irá para planejar sua mala.
      As baleias não entraram no nosso roteiro, ligamos para saber se estava sendo visualizadas na época e obtemos resposta negativa.

      espero ter lhe ajudado

Deixe uma resposta